Claude 3.5 Sonnet chega derrotando ChatGPT e Gemini na guerra das IAs
A Anthropic, uma startup fundada por ex-integrantes da OpenAI, anunciou recentemente o seu novo modelo de IA, o Claude 3.5 Sonnet. De acordo com as informações divulgadas, ele superou o desempenho dos principais concorrentes do segmento de IA (Inteligência Artificial).
De acordo com o comunicado da empresa, seu novo produto foi capaz de ultrapassar a performance de Gemini 1.5, do Google, Llama-400b, da Meta, e o GPT-4o, da OpenAI, em testes de benchmark.
Além de superar seus concorrentes, o novo modelo representa um avanço interno bastante significativo. Isso porque ele também é mais eficiente que o Opus 3.0, modelo topo de linha desenvolvido anteriormente pela Anthropic, sendo capaz de atingir melhores resultados utilizando menos energia.
“Estamos lançando o Claude 3.5 Sonnet – nosso primeiro lançamento na próxima família de modelos Claude 3.5. O Claude 3.5 Sonnet eleva o nível de inteligência do setor, superando os modelos concorrentes e o Claude 3 Opus em uma ampla gama de avaliações”
IA da Anthropic pode lidar com humor
Internamente, o novo modelo é encarado com bastante entusiasmo. Principalmente, com aspecto de melhor eficiência energética, que na prática trará uma economia considerável para executar o novo modelo. Segundo o CEO Dario Amodei, o novo modelo representa uma mudança na forma como os humanos interagem com a tecnologia.
A empresa afirma que o modelo é capaz de realizar interações mais naturais com seres humanos. Ele também tem maior capacidade de lidar com nuances conversacionais, como humor, por exemplo.
A interface da plataforma ainda dispõe de uma nova funcionalidade chamada “Artifacts” que, ao invés de gerar imagens e trechos de código diretamente no fluxo de conversa, abre uma janela separada, onde os usuários poderão interagir e editar o resultado gerado em tempo real.
A ideia é oferecer uma interação que vai além do tradicional “prompt e resposta”. De acordo com a empresa, o objetivo é garantir que os usuários colaborem com o Claude 3.5 Sonnet ao invés de apenas solicitar e aguardar pelos resultados gerados pela plataforma.
LEIA MAIS: iPhone com ChatGPT faz Elon Musk ameaçar banir a Apple