_Ciência

Clima: ciclo da água na Terra está entrando em colapso pela 1ª vez

O colapso é resultado da combinação de “décadas de uso destrutivo da terra, má gestão de água e a crise climática”.

Novo relatório mostra que ciclo da água entrou em colapso pela primeira vez na história.

O ciclo da água está entrando em colapso “pela primeira vez na história da humanidade” e pode gerar graves consequências ao clima da Terra. Além disso, o colapso do ciclo da água, pode afetar a economia global, a produção de alimentos e a vida humana.

De acordo com o relatório, publicado no último dia 16 pela Comissão Global sobre a Economia da Água, o colapso é resultado da combinação de “décadas de uso destrutivo da terra e má gestão de água com a crise climática”. 

Essa combinação, conforme o relatório, colocou o ciclo da água na Terra a beira de um colapso.

“O ciclo da água é o sistema complexo pelo qual a água se move ao redor da Terra. A água evapora do solo, incluindo de rios, lagos e plantas, subindo para a atmosfera, formando grandes ondas de vapores de água que viajam por longas distâncias antes de se resfriar, condensar e, eventualmente, voltar à Terra em forma de chuva ou neve”.

Disrupções no ciclo da água, devido à ação humana, já causam impactos. Quase três bilhões de pessoas não têm acesso à água. Além disso, grãos e outras culturas estão morrendo e cidades estão afundando conforme a água no subsolo começa a secar.

O relatório destaca que as consequências podem ser ainda piores sem ação urgente. A crise da água pode impactar mais de 50% da produção global de comida e pode reduzir em 8% o PIB de vários países em 2050. Os países mais pobres podem perder 15% de sua economia, de acordo com o relatório.

Além disso, o relatório calcula que, em média, as pessoas precisam de 4 mil litros de água por dia para levarem uma “vida digna”.

O número está bem acima do cálculo da ONU, que sugere entre 50 a 100 litros para necessidades básicas e ainda maior do que muitas regiões da Terra podem fornecer com o colapso global do ciclo da água.

Sair da versão mobile