Vai chover? Veja a previsão do tempo para o feriado da Páscoa
Quem planeja passar o feriadão de Páscoa fazendo alguma atividade ao ar livre é preciso ficar atento. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva para quase todo o Brasil.
Segundo o órgão, para o centro-oeste e para o sudeste o clima no feriado da Páscoa tem previsão de pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes e superar os 80 mm.
Pontualmente pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. Por isso, o órgão orienta que seja feito o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet.
Ainda de acordo com o Inmet, as chuvas deverão ser mais intensas nos estados de Mato Grosso e Goiás. Nas demais áreas, a previsão é de acumulados de chuvas menores, podendo ficar em torno de 30 mm.
No norte, o período ainda será de muita chuva. São previstos acumulados maiores que 90 mm, mas principalmente, em áreas do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.
Previsão para outras regiões
Já no nordeste, a previsão é de chuva que, localmente, pode ser forte e superar os 90 mm no centro-norte e em todo litoral leste da Região. Nas demais áreas, as chuvas deverão ser mais irregulares e de menor intensidade.
Assim, áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados de chuva. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.
Além disso, no sul, a previsão é de chuva irregular, com totais que podem ficar em torno de 50 mm.
Temperatura deve cair no feriado da Páscoa
O início da semana ainda será de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil. A grande massa de ar quente começará a perder intensidade a partir do dia 20 (quarta-feira).
A chegada de uma massa de ar fria favorecerá ao declínio de temperatura a partir do dia 22/03 (sexta-feira), especialmente na Região Sul.
Dessa forma, as temperaturas mínimas poderão ficar em torno de 10°C no Planalto sul do Paraná, regiões de serras de Santa Catarina e na serra nordeste do Rio Grande do Sul.
Conforme o Inmet, as temperaturas mínimas poderão ser inferiores a 20°C em áreas de Minas Gerais e São Paulo.