Ciência

Clima seco: 75 cidades brasileiras estão sem chuva há mais de cem dias

Além das capitais, a situação é particularmente preocupante em algumas cidades do Norte, Sudeste e Centro-oeste
Imagem: YouTube/Reprodução

O Brasil enfrenta uma grave crise hídrica, com 75 cidades sem chuva há mais de 100 dias, afetando mais de 12 milhões de pessoas.

whatsapp invite banner

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a crise atinge capitais como Palmas, Cuiabá, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, com algumas cidades sem chuva há mais de 150 dias. Nesta sexta-feira (6), Belo Horizonte chega a marca de 141 dias sem chuva.

A situação é particularmente preocupante em algumas cidades do Norte, Sudeste e Centro-oeste, como Santa Isabel do Rio Negro (Amazonas), Canápolis (Minas Gerais) e Apiacás (Mato Grosso), que já estão sem chuva há mais de 10 meses.

A falta de chuva nessas cidades destaca uma mudança climática que pode tornar regiões amenas em lugares áridos. Em Belo Horizonte, a falta de chuva e o tempo seco trouxe uma enorme névoa sobre cidades da região metropolitana da capital mineira.

Névoa em várias partes de Belo Horizonte, há mais de 140 dias sem chuva

Névoa encobrindo várias regiões de Belo Horizonte entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6). Imagem: Giz Brasil

Cidades mineiras sem chuva há mais de 150 dias

Segundo a lista do Inmet, Pompeu, na região central de Minas Gerais, é a cidade com mais dias sem chuvas, passando por uma estiagem de 155 dias.

Aliás, o Top 10 é composto por cidades do norte de Minas Gerais, com destaque para Montes Claros, maior cidade da região que faz parte do semi-árido, que está há 152 dias sem chuva.

O cenário no triângulo mineiro é preocupante, pois representa uma mudança de vegetação no bioma, causado pelas queimadas que afetaram o Pantanal, além da longa estiagem. Em Uberaba, não chove há mais de 140 dias.

Assim como em MG, cidades de São Paulo próximas do cerrado, como Jales e Lins, estão há mais de 100 dias sem chuva. Similarmente, na região baiana próxima ao cerrado, as cidades estão há mais de 130 dias sem chuva.

 

Mapa mostra cidades com mais dias sem chuva

Mapa mostra quantidade de dias consecutivos sem chuva em cidades do Brasil nos últimos meses. Imagem: Cemaden/Divulgação

Cidades sem chuva + incêndios: tragédia anunciada

Esta é a pior seca desde 1950, com 24 estados e o Distrito Federal combatendo incêndios florestais e várias cidades sem chuva há meses.

“Olhando o país como um todo, a seca de 2024 já é a mais extensiva da história recente”, afirma Ana Paula Cunha, pesquisadora e especialista em secas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O Cemaden avalia mensalmente a condição de seca por meio do Índice Integrado, que considera déficit de chuvas, de umidade do solo e a secura da vegetação. “Quanto mais distante do normal estão essas três variáveis, maior é a intensidade da seca”, explica Cunha.

Aliás, nas últimas 30 horas, foram registrados mais de nove mil focos de incêndio, incluindo 500 em Minas Gerais. Em Brasília, um incêndio já consumiu 40% da Floresta Nacional e atingiu duas nascentes importantes.

Escolas suspenderam aulas no Acre devido à fumaça, o Ibama realiza operações de resgate de peixes no Tocantins e incêndios devastam reservas em Rondônia.

Além disso, a seca impacta diretamente a economia, com a Aneel anunciando a bandeira tarifária vermelha nível 2 para setembro, encarecendo a conta de luz.

Cidades sem chuva contribuem para uma menor geração de energia hidrelétrica, resultando, assim, no uso de termelétricas mais caras.

Essa é a primeira vez desde agosto de 2021 que a Aneel aciona a bandeira vermelha, refletindo, portanto, a gravidade da crise atual.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas