Clima vai mudar: calorzinho vira frente fria no fim de junho
Como você já viu aqui no Giz Brasil, a previsão do tempo para o inverno é de temperaturas acima da média. Mas ainda haverá dias gelados — e eles estão próximos. O clima de fim de junho será marcado com a primeira onda de frio da estação chegando nesta sexta-feira (28). Ela deve continuar até a próxima terça (2). Além disso, vai atingir sobretudo estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Climatempo. Confira a previsão abaixo:
Sul
A partir desta sexta-feira, uma massa de ar frio polar se espalha pelo Brasil, derrubando as temperaturas. No último fim de semana de junho, os três estados do Sul podem enfrentar geadas e até temperaturas negativas. Isso porque, no Rio Grande do Sul, o frio persiste o dia inteiro, enquanto Santa Catarina e Paraná terão mais frio entre o fim da tarde e à noite. No domingo (30), a mínima pode atingir -8ºC nas serras de SC.
O centro e o oeste de SC devem ter chuva com raios, enquanto sua região serrana e a do Rio Grande do Sul – e o Planalto – devem ter chuva moderada e nebulosidade. A Grande Porto Alegre e o centro-oeste do RS terão céu nublado e chuvisco.
No sul do RS, Vale do Itajaí e sul e sudoeste do Paraná, a previsão é de períodos de sol e muita nebulosidade a partir de hoje. Em Curitiba e em outras áreas do PR, o sol com nuvens predomina.
Sudeste
Após sol, calor e umidade do ar baixa – de 20% a 30% durante o dia –, esta noite, a frente fria já atinge o estado de São Paulo, na parte sul. A nebulosidade pode aumentar, mas não há previsão de chuva. Atenção, porém, para possíveis rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora.
Além disso, a Marinha do Brasil também alerta para ressaca entre a região de Ilhabela, no litoral norte do estado, e Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, onde ondas podem chegar aos 2,5 metros. Já no Espírito Santo, haverá pancadas de chuva fracas.
Centro-Oeste
Assim como São Paulo, o sul do Mato Grosso do Sul também será atingido pela frente fria nesta sexta, embora a maior parte da região continue com tempo seco e quente. Também há previsão de nuvens, embora sem chuva, com possíveis rajadas de vento.
Nordeste
O ar seco e o calor também predominam no interior do Nordeste, com ar úmido e condições para chuva concentrados no litoral.
Nos horários mais quentes, a umidade do ar deve ficar entre 20% e 30% no centro-oeste e norte da Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão. A faixa litorânea do Rio Grande do Norte até Sergipe podem ter pancadas de chuva rápidas, bem como Teresina, norte do Piauí e centro-norte do Maranhão.
Norte
Na região Norte, o clima de fim de junho também prevalece o tempo seco e quente, com exceção para o extremo norte. A maioria da região começará o fim de semana com sol forte, muito calor e sem chuva. A umidade do ar também fica entre 21% e 30% no Tocantins, no sul e leste do Pará e em Rondônia.
Já em Roraima, há alerta de temporais. O Amapá pode ter pancadas de chuva fortes, enquanto o norte do Amazonas e do Pará tem pancadas isoladas e sol. No Acre e em Rondônia, a temperatura cai bruscamente no domingo devido à chegada de ar frio de origem polar.
Saiba como se cadastrar para receber alertas de desastres naturais no celular.