Ciência

Clima vai mudar: calorzinho vira frente fria no fim de junho

Tempo muda e onda de frio começa neste fim de junho: Sul pode enfrentar geadas e temperaturas negativas; veja previsão para todo o Brasil

Como você já viu aqui no Giz Brasil, a previsão do tempo para o inverno é de temperaturas acima da média. Mas ainda haverá dias gelados — e eles estão próximos. O clima de fim de junho será marcado com a primeira onda de frio da estação chegando nesta sexta-feira (28). Ela deve continuar até a próxima terça (2). Além disso, vai atingir sobretudo estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Climatempo. Confira a previsão abaixo:

Sul

A partir desta sexta-feira, uma massa de ar frio polar se espalha pelo Brasil, derrubando as temperaturas. No último fim de semana de junho, os três estados do Sul podem enfrentar geadas e até temperaturas negativas. Isso porque, no Rio Grande do Sul, o frio persiste o dia inteiro, enquanto Santa Catarina e Paraná terão mais frio entre o fim da tarde e à noite. No domingo (30), a mínima pode atingir -8ºC nas serras de SC.

O centro e o oeste de SC devem ter chuva com raios, enquanto sua região serrana e a do Rio Grande do Sul – e o Planalto – devem ter chuva moderada e nebulosidade. A Grande Porto Alegre e o centro-oeste do RS terão céu nublado e chuvisco.

No sul do RS, Vale do Itajaí e sul e sudoeste do Paraná, a previsão é de períodos de sol e muita nebulosidade a partir de hoje. Em Curitiba e em outras áreas do PR, o sol com nuvens predomina.

Sudeste

Após sol, calor e umidade do ar baixa – de 20% a 30% durante o dia –, esta noite, a frente fria já atinge o estado de São Paulo, na parte sul. A nebulosidade pode aumentar, mas não há previsão de chuva. Atenção, porém, para possíveis rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora.

Além disso, a Marinha do Brasil também alerta para ressaca entre a região de Ilhabela, no litoral norte do estado, e Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, onde ondas podem chegar aos 2,5 metros. Já no Espírito Santo, haverá pancadas de chuva fracas.

Centro-Oeste

Assim como São Paulo, o sul do Mato Grosso do Sul também será atingido pela frente fria nesta sexta, embora a maior parte da região continue com tempo seco e quente. Também há previsão de nuvens, embora sem chuva, com possíveis rajadas de vento.

Nordeste

O ar seco e o calor também predominam no interior do Nordeste, com ar úmido e condições para chuva concentrados no litoral.

Nos horários mais quentes, a umidade do ar deve ficar entre 20% e 30% no centro-oeste e norte da Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão. A faixa litorânea do Rio Grande do Norte até Sergipe podem ter pancadas de chuva rápidas, bem como Teresina, norte do Piauí e centro-norte do Maranhão.

Norte

Na região Norte, o clima de fim de junho também prevalece o tempo seco e quente, com exceção para o extremo norte. A maioria da região começará o fim de semana com sol forte, muito calor e sem chuva. A umidade do ar também fica entre 21% e 30% no Tocantins, no sul e leste do Pará e em Rondônia.

Já em Roraima, há alerta de temporais. O Amapá pode ter pancadas de chuva fortes, enquanto o norte do Amazonas e do Pará tem pancadas isoladas e sol. No Acre e em Rondônia, a temperatura cai bruscamente no domingo devido à chegada de ar frio de origem polar.

Saiba como se  cadastrar para receber alertas de desastres naturais no celular.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas