Quando a ideia por trás do ClipDrop apareceu pela primeira vez, alguns meses atrás, parecia mágica: você poderia apontar o aplicativo para qualquer objeto e, em seguida, recortá-lo de seu plano de fundo, criando uma imagem independente de qualquer coisa, desde uma planta até uma caneca de café. É basicamente como copiar e colar, mas para qualquer coisa. O aplicativo agora está disponível em beta e eu testei…obtendo resultados mistos.

Criado pelos desenvolvedores parisienses Cyril Diagne e Jonathan Blanchet, que co-fundaram uma empresa de aprendizado de máquina chamada Init ML., o ClipDrop é seu primeiro produto comercial.

“Temos mais de 100 mil pessoas registradas em nossa lista de espera beta”, disse Diagne. Ele acha que a experiência do usuário – foto, recortar, upload – é o que diferencia esse aplicativo.

“Fizemos um esforço considerável para tornar a experiência do usuário a mais rápida, suave e intuitiva possível”, disse ele. “Isso significou gastar uma quantidade excessiva de tempo em vários aspectos do aplicativo para remover o máximo de etapas e camadas possíveis”.

A ideia começou como um projeto de pesquisa que os dois postaram no Github. Ele decolou, e centenas de usuários e desenvolvedores entraram em contato para experimentar o aplicativo, de acordo com Diagne.

“Publiquei um vídeo do protótipo e imediatamente obteve grande tração. Recebemos milhares de mensagens de pessoas de diversos setores nos dizendo como isso seria útil em seu trabalho. Assim, Jonathan e eu passamos os últimos meses disponibilizando-o para qualquer pessoa usar e baixar”, disse ele.


Tradução: E aqui está! Após meses de muito trabalho com @jblanchefr, o @ClipDropApp beta (Copiar e Colar em realidade aumentada) está disponível publicamente para Android, iOS, macOS e Windows.

Você deveria tentar? Com certeza. É muito divertido “pegar” coisas do seu ambiente e transmiti-las para a sua área de trabalho. E funciona surpreendentemente bem.

Para ser bem claro, esta é uma versão beta do aplicativo e definitivamente não é indicativa de seu desempenho final. Nos vídeos originais, o ClipDrop deveria permitir que você arrancasse objetos do mundo real de uma cena e os jogasse no Photoshop. Ele faz exatamente o que deveria fazer, mas também é um pouco chatinho.

Foto: John Biggs/Gizmodo

Dê uma olhada nessa linda cena. A impressora está em uma mesa escura e bem iluminada do lado de fora. O ClipDrop foi capaz de retirá-la de cena quase completamente, deixando apenas um pedaço da mesa no fundo como um artefato indesejado. Infelizmente, as sombras confundiram um pouco, tornando a impressora Canon um pouco irregular, mas definitivamente boa o suficiente para, digamos, arrastar para uma lista do eBay.

O mesmo aconteceu quando peguei o E.T. e seu amigo, o Almirante Ackbar (personagem de Star Wars). Partes da cena não escaparam dos algoritmos do aplicativo, resultando em uma cauda de galo para Ackbar e uma aliança de casamento preta para o E.T.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: John Biggs/Gizmodo 

Como você pode ver, não é perfeito. O E.T. estava na verdade atrás do Almirante Ackbar na segunda foto e o suporte impresso em 3D do Ackbar em plástico cinza confundiu ainda mais as coisas. Dito isso, o E.T. parece ótimo, e há muito pouco que você precisa fazer para colocá-lo em uma cena de floresta emocionante.

Imagem: veeterzy/Unsplash

Em última análise, o que o ClipDrop está fazendo é realmente difícil. Avaliar planos visuais é muito difícil e fazê-lo em um ambiente bagunçado, seja em uma mesa ou na natureza, é quase impossível. O caso de uso – tirar uma foto perfeita de uma jaqueta e colocá-la diretamente em um catálogo, por exemplo – não está muito longe do que o aplicativo faz agora.

Você também pode pegar imagens de sua área de trabalho – um rosto na multidão, digamos – e retirá-las facilmente para edição. Este é outro recurso fascinante que pode economizar muito tempo no Photoshop.

Agora, as más notícias: você pode testar cinco vezes antes de ter que pagar. O sistema OCR, que captura texto do ambiente, é gratuito, mas a captura de objetos custa US$ 9,99 por mês ou US$ 39,99 por ano. É um pequeno preço a pagar por um aplicativo que pode economizar horas de tempo selecionando máscaras e ferramentas de borracha no Photoshop, mas é definitivamente muito caro para o usuário casual.

O OCR do ClipDrop é realmente bom. Imagem: John Biggs/Gizmodo

O aplicativo faz algumas coisas muito bem e vale a pena explorar se você estiver fazendo algum tipo de processamento de imagem ou até mesmo anotações. Ser capaz de pegar texto do mundo real não é um truque novo, assim como remover o fundo de um objeto, mas historicamente ambos os processos demoravam um pouco e eram bastante frustrantes.

O ClipDrop não é perfeito, mas é divertido. Só não enlouqueça e corte muitas coisas de uma vez. Você só ganha cinco testes grátis e, quando eles acabam, você tem que pagar. Use com sabedoria.