Ciência

Clique, arraste e explore a nova estação espacial com este modelo 3D

O modelo 3D permite uma imersão no programa Artemis, apresentando os elementos da nova estação lunar Gateway
Imagem: NASA/Divulgação

Na última terça-feira (11), a NASA lançou um modelo 3D interativo da sua nova estação espacial lunar, a Gateway, atualmente em desenvolvimento.

whatsapp invite banner

Alberto Bertolini e Bradley W. Reynolds, do Laboratório de Animação Gráfica da NASA, desenvolveram o modelo 3D para o público conhecer um pouco mais sobre a nova estrutura que será colocada em órbita da Lua. “Clique, arraste e explore o exterior da estação espacial lunar através de múltiplos ângulos”, disse Bertolini ao anunciar a ferramenta.

Na prática, é muito simples utilizar modelo. No computador, clicando com o botão esquerdo do mouse, é possível rotacionar a nova estação espacial, enquanto o direito desloca a estação no panorama do modelo 3D. Com o botão de rolagem, você consegue ampliar a estação.

Já no celular, é possível movimentar facilmente a estação deslizando o dedo na tela, além de ampliar o modelo com o movimento de pinça. Acesse o modelo aqui.

Estação espacial lunar Gateway

A nova estação espacial será uma espécie de posto avançado, servindo como um laboratório científico, hub de comunicação e ponto de partida para futuras missões, que miram a Lua e, até mesmo, Marte.

Na prática, a estação é um componente crucial do programa Artemis. Aliás, a missão Artemis 4, prevista para 2028, será a primeira a usar a estação espacial.

Além da NASA, a construção contará com o apoio da ESA (Agência Espacial Europeia). Os europeus estão desenvolvendo módulos de habitação e reabastecimento, além de um sistema de comunicação.

Já a JAXA, agência espacial do Japão, vai trabalhar com a ESA para fornecer um sistema de suporte no módulo de habitação, bem como baterias para outros módulos, visando um papel no apoio logístico.

Elementos da estação espacial lunar

Todos os elementos que vão compor a estação espacial lunar Gateway. Imagem: NASA/Divulgação

Especialmente para a nova estação espacial lunar, a CSA (Agência Espacial Canadense) desenvolve a terceira e nova versão de um braço robótico que já é usado na ISS (Estação Espacial Internacional), o Canadarm3. Ele servirá para lançar cargas no espaço, receber naves visitantes e ajudar astronautas em caminhadas espaciais.

No entanto, antes de tudo isso chegar à estação espacial lunar, a NASA lançará os primeiros módulos HALO (Posto Avançado de Habitação e Logística) e o PPE (Elemento de Energia e Propulsão).

Os dois elementos vão chegar à órbita lunar a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, com lançamento previsto para 2025. Portanto, vai demorar algum tempo até conseguirmos ver a estação espacial lunar em operação, mas o modelo da Nasa já serve como um teaser.

Além disso, em junho, a NASA lançou um vídeo em 3D detalhando todos os elementos da estação espacial lunar citados acima. Assista:

 

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas