Ciência

Cobras, aves, Mounjaro e mais: as mais lidas do Giz Brasil em 2024

O ano de 2024 está acabando e o Giz Brasil produziu muito conteúdo sobre ciência, meio ambiente e saúde. Veja a lista das mais lidas do ano
Foto: José Felipe Batista/Comunicação Butantan

Vamos para as mais lidas! Em 2024, o Giz Brasil produziu mais de 9 mil posts entre ofertas, descobertas científicas e até mesmo análises climáticas. Entre as reportagens que mais chamaram atenção do nosso público, estão estudos do Instituto Butantan envolvendo cobras e seus comportamentos únicos.

Além disso, questões ambientais, como o efeito de La Niña no clima brasileiro, também mobilizaram os leitores. Claro que a reportagem sobre o Mounjaro, o emagrecedor mais esperado do ano, não poderia ficar de fora.

Veja as as cinco matérias mais acessadas deste ano:

5. Efeito do fenômeno La Niña no Brasil

A previsão do impacto do fenômeno climático La Niña no Brasil gerou grande interesse entre os leitores do Giz. Especialistas explicaram os efeitos esperados, como chuvas mais intensas em algumas regiões e secas em outras, com impacto na agricultura e no cotidiano. Clique aqui para ler.

4. Preço de medicamento Mounjaro

Mounjaro e Ozempic: qual a grande diferença entre os dois

Medicamento Mounjaro, um dos hits do ano no Giz Brasil. Foto: Divulgação

Se existisse uma premiação para o medicamento do ano, Ozempic e seu sucessor, o Mounjaro ganhariam o prêmio. O público do Giz se interessou pelo medicamento usado para controle de diabetes e emagrecimento. A matéria discute seu preço e disponibilidade. Clique aqui para ler.

3. Aves “incendiárias” provocam queimadas florestais de forma intencional

Pesquisadores analisaram o comportamento de aves que utilizam o fogo como ferramenta para caçar. Elas espalham brasas para controlar o movimento de suas presas, influenciando ecossistemas e causando debates sobre o impacto no meio ambiente. Veja aqui a reportagem completa.

2. Víbora azul do Butantan é batizada em homenagem a Rita Lee

“Pior do que cobra cascavel, seu veneno é cruel”: conheça a víbora azul do Butantan batizada em homenagem a Rita Lee

Fotos: José Felipe Batista/Comunicação Butantan

A víbora azul, considerada mais venenosa que a cascavel, foi tema de estudo no Instituto Butantan. O animal, cujo veneno é altamente letal, recebeu o nome científico em homenagem à cantora Rita Lee, destacando seu impacto cultural e relevância na biodiversidade. Clique e confira a reportagem na íntegra.

1. Pesquisadoras comprovam que serpente amazônica se alimenta de aves

No topo do pódio do Giz, mais uma vez está o Instituto Butantan. Desta vez é com uma reportagem falando sobre uma descoberta inédita dos cientistas do instituto, que documentaram a alimentação de uma serpente amazônica, a Spilotes sulphureus, baseada em aves.

O estudo trouxe informações inéditas sobre o comportamento alimentar dessa espécie. Clique aqui para ler a matéria mais lida de 2024 no Giz Brasil.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas