_Tecnologia

Codecademy ensina você a programar com lições simples – e gratuitas – em português

O Codecademy é um site que ensina, de forma bem intuitiva, como programar em diferentes linguagens, de HTML a Ruby. Fundada em 2011, a startup responsável pelo site conta com 24 milhões de usuários, e quer se expandir para além dos EUA. Por isso, eles lançaram uma interface e conteúdo traduzido para mais idiomas – […]

O Codecademy é um site que ensina, de forma bem intuitiva, como programar em diferentes linguagens, de HTML a Ruby. Fundada em 2011, a startup responsável pelo site conta com 24 milhões de usuários, e quer se expandir para além dos EUA. Por isso, eles lançaram uma interface e conteúdo traduzido para mais idiomas – incluindo o português brasileiro.

Zach Sims, cofundador do Codecademy, diz que 70% dos usuários estão fora dos EUA, então faz bastante sentido traduzir a interface para outros idiomas. Esta semana, foram lançadas versões em português, francês e espanhol.

A tradução para nosso idioma ficou a cargo da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos voltada para educação. Eles também traduzem para o português os vídeos da Khan Academy, os cursos online gratuitos da Coursera, e ainda ajudam o Google no canal YouTube Educação.

No Codecademy, você pode aprender a programas em HTML/CSS, Javascript, jQuery, Python, Ruby, PHP e também a usar APIs de serviços como YouTube, Twitter, Evernote e muitos outros.

Tudo é gratuito e nem requer login, mas você pode criar um para salvar seu progresso. Então como a empresa, que já conseguiu US$ 12,5 milhões em financiamento, ganha dinheiro? Eles fazem parcerias com escolas do setor público e privado ao redor do mundo para ensinar programação.

É uma iniciativa louvável e que vale a pena indicar. Você conhece outros sites onde é possível aprender programação de maneira fácil? Compartilhe-os nos comentários. [Codecademy Blog via The Next Web]

Sair da versão mobile