Nem só de gadgets para humanos é feita a CES 2022. Além dos lançamentos das grandes empresas, as novidades de eletrônicos para pets também tiveram destaque no início da maior feira de tecnologia do mundo.

Melhorar o bem-estar, monitorar a saúde, facilitar a limpeza do ambiente e até rastrear o seu pet em tempo real. Tudo isso parece ser possível com a ajuda da tecnologia. Confira alguns produtos já apresentados na CES 2022.

Gatos

Coleira inteligente

Um dos gadgets para gatos (ou catgets, quem sabe) que tiveram destaque é esta coleira inteligente. Além de fornecer o peso, ela serve para ajudar os proprietários a acompanhar os movimentos diários de seus bichanos. A coleira detecta movimentos e vibrações, que se correlacionam com o “comportamento felino”, como dormir, sentar, lavar as patas, comer e beber.

Todas essas ações do gatinho são enviadas para o seu dono de forma quase instantânea, que permite aos donos monitorar seu pet 24 h — além de rever coisas que aconteceram enquanto não estava de olho.

A empresa PurrSong também anunciou um trio de novos produtos visando monitorar o bem-estar de gatos e seus donos.

A empresa lançou dispensador de água que rastreia a hidratação do felino, e ainda um rastreador de atividade que pode coletar dados sobre os movimentos e padrões de sono do gato. O objetivo dos aparelhos é ajudar os donos a acompanhar a rotina diária do seu gato e, mais importante, perceber com antecedência quando ele rompe essa rotina, ligando o sinal de alerta para qualquer coisa que fuja do padrão.

Caixa de areia inteligente

A PurrSong apresentou também a LavvieBox, uma caixa ao ar livre que pode ser modificada em três configurações físicas diferentes, dependendo da preferência do seu gato. A caixa consegue monitorar os dados urinários e de movimentos intestinais e os padrões de peso do gato. Ela é equipada com um purificador de ar para reduzir o odor e a poeira.

Já a Leo’s Loo Too, da Smart Pears, é uma caixa de areia inteligente que se limpa automaticamente após ser usada pelo seu pet. Essa segunda edição do aparelho conta também com controle de voz via Alexa e Google e possui uma luz ultravioleta, além de enviar informações sobre o peso do animal e o uso do aparelho. Para a segurança do felino, o dispositivo limpante só funciona quando ele não estiver próximo.

Cachorros

Coleira inteligente

Poder monitorar os doguinhos e saber onde eles estão — principalmente se você é daqueles que costuma esquecer o portão aberto — é algo ótimo. Não à toa, a Invoxia lançou uma coleira inteligente, que rastreia a localização do seu cão, mas também informações como frequência cardíaca e respiratória.

As informações são coletadas e enviadas para um aplicativo no smartphone do dono e funciona como uma espécie de smart band, podendo ainda ser compartilhadas com terceiros, por exemplo, um veterinário.

ces 2022

Mochila inteligente

Outro lançamento foi espécie de mochila que serve para monitorar a frequência cardíaca do seu cachorrinho. A empresa responsável pela mochila explicou que o monitoramento vai além de saber as condições cardíacas do bichinhos, ela também pode ajudar a saber o estado mental dele.

“O coração de um animal normalmente bate em um ritmo suave, mas acelera quando o animal começa a se sentir nervoso. Essa mudança no ritmo é desencadeada pela atividade nervosa simpática. Por meio de nossa pesquisa independente, descobrimos que é possível estimar o estado mental dos cães com mais detalhes, analisando a variabilidade da frequência cardíaca em profundidade”.

ces 2022

Coleira que cria “cerca” de proteção

O Wagz Tagz permite criar zonas de proteção personalizáveis ​​de 3 a 15 pés para manter seu animal de estimação seguro e longe de áreas que você deseja proteger.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mas como ele funciona?

A empresa criou etiquetas Wagz, compatíveis com a coleira, onde o dono configura e cria uma zona geográfica de onde o doguinho pode ir. Quando o colar chega muito perto de uma etiqueta Wagz, ele aciona a cerca geográfica. Uma maneira inteligente de manter o seu pet longe de perigos.

O colar cerca serve tanto para cachorros quanto para gatos.