Seus problemas acabaram. O site que apresentarei a vocês não foi criado pelas Organizações Tabajara, mas poderia. Os suecos Christolito e ThompsonWolfa criaram um aplicativo em formato de site para analisar tudo o que você fez e desfez no famoso Board Game Geek, uma das páginas mais conceituadas para analisar jogos de tabuleiro em todo o mundo.

Utilizando o banco de dados e as informações do seu perfil, o Gameshelf promete tirar a principal dúvida dos jogadores: qual jogo de tabuleiro devo escolher? Só que como eu disse no parágrafo acima, é imprescindível que você tenha um perfil no Board Game Geek, algo que pode ser feito de forma gratuita e muito rapidamente. Depois de 24 horas, basta seguir os passos no Gameshelf e se divertir. O tempo de espera ocorre devido ao sistema de atualização junto ao banco de dados do Board Game Geek. Logo depois, coloque seu username na página inicial e fique em frente das mil e umas maravilhas do mundo dos tabuleiros.

Utilizei como demonstração o perfil do meu camarada IronRush, que tem um banco de dados muito mais recheado que o meu. Rapidamente o site carrega as informações e demonstra um título que pode interessá-lo, além de criar outras perspectivas, dependendo do número de jogadores, tipo, gênero e tempo. O mais interessante é que você pode colocar na interface todos os perfis dos jogadores que participarão de uma possível partida contigo, fazendo com que ele encontre um jogo em comum entre os apreciadores da grande arte, como demonstrado na segunda imagem.

Gameshelf

Gameshelf

Outros fatores

Existem diversas formas de ajudar o jogador a escolher uma preciosidade no mundo dos tabuleiros. Alguns quesitos são fundamentais e, o principal deles, no meu ponto de vista, é com quem você vai jogar? Existem aventuras específicas para todos os números de jogadores possíveis, até mesmo para um. Games que podem ser adaptados para apenas um jogador, mas se eu não tivesse a opção de amigos para jogar, com certeza, buscaria as versões de jogos de tabuleiro para outros dispositivos, por mais que perca um pouco da pureza de se sentar na mesa e se divertir com os amigos.

É fundamental que você escolha um que esteja dentro do tipo que você vai utilizar mais. Pode ser um jogo de cartas, dados, estratégia, guerra, voltado para a família e até mesmo para jogar com seus filhos. Passando por este ponto, resta saber o gênero, que pode abranger um cenário medieval, moderno, antigo, estelar, esportivo e por aí vai.

Se tudo isto não bastasse, não esqueça de ver o tempo que cada um deles demanda. Pode ser que você tenha poucos minutos para se divertir e existem diversas opções no mercado para cada um dos perfis de jogadores. Basta sentar, analisar, ou então, colocar no Gameshelf e deixar ele fazer o trabalho por você.

Gameshelf

Robinson Crusoe já está na minha wishlist há algum tempo. Ele preenche praticamente todos os requisitos que eu procuro para me divertir. Um jogo voltado às pessoas com poucos amigos apaixonados por games de tabuleiro e com um replay gigantesco. Fica a dica para quem está na mesma onda que eu.

E você, tem o seu título preferido? Que tal indicar nos comentários?

divisoriagizmodo

Thiago Simões é comentarista de futebol e hóquei no gelo na ESPN, e toda segunda-feira ele falará de games em sua coluna para o Gizmodo Brasil. Siga o Thiago no Twitter.