A Apple liderou os lucros nas vendas de smartphones no segundo trimestre de 2021. Ao todo, a empresa levou 75% dos lucros do mercado Global de aparelhos móveis. A informação foi levantada em um estudo da Counterpoint Research.

Embora os números da Apple no segundo trimestre deste ano sejam muito altos, ainda estão abaixo do registrado no quarto trimestre de 2020, quando a empresa levou 86% dos lucros do mercado.

A Samsung foi a segunda empresa em receita de mercado, como já acontece há algum tempo. A sul-coreana só ficou fora da segunda posição duas vezes, no quarto trimestre de 2019 e no segundo trimestre de 2020, quando foi ultrapassada pela Huawei que assumiu a segunda posição.

No levantamento divulgado neste ano pela consultoria Canalys, a Xiaomi segue crescendo em número de vendas de celulares, e aparece como segunda maior fabricante de celulares do mundo no segundo semestre. De acordo com os dados publicados a empresa teve um crescimento de 83%, enquanto a Apple cresceu apenas 1% no mesmo período.

A Xiaomi teve um aumento de 300% nas vendas de seus aparelhos celulares na América Latina. Na África o crescimento foi de 150% e na Europa, de 50%.

A chinesa ficou atrás apenas da Samsung, que lidera o mercado de vendas já há algum tempo. De acordo com as informações da Canalys, a empresa é responsável por 19% das vendas globais.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar de estar à frente da Apple em número de aparelhos vendidos, a Xiaomi fica atrás nos lucros em razão de seus produtos serem entre 40% e 75% mais baratos que os da concorrente americana. A empresa mais popular nos segmento de celulares focados em um público intermediário, mas planeja investir mais em seus aparelhos premium — como é o caso do Mi 11 por exemplo.