Com 8 km, maior píer do mundo mantém recorde insuperado há 80 anos
Em 2023, o Progreso, localizado em Yucatán, no México, estabeleceu-se como o maior píer do mundo, sendo atestado o mais longo pelo Guinness World Records. Inaugurado há mais de 80 anos, ele tem 8.018 metros de comprimento e é um importante ponto de atracação para navios de carga e de cruzeiro no país. Porém, ele nem sempre teve todo esse tamanho.
Black Friday
Caixa Acústica LG Xboom RNC9 - Multi Bluetooth, Graves Potentes, Entrada de Microfone e G...Na década de 1930, o governo do México começou a aceitar propostas de construtoras ao redor do mundo para construir um enorme píer na costa norte de Yucatán. As autoridades queriam que a estrutura usasse materiais resistentes à corrosão e que exigissem pouca ou nenhuma manutenção por anos.
Quem conseguiu o contrato foi a empresa dinamarquesa Christiani and Nielsen, que começou a construir o píer com concreto armado em 1937.
Já em 1941, sua primeira iteração foi inaugurada, com aproximadamente 2 quilômetros. O trecho nunca precisou de reparação ou substituição. Além disso, sobreviveu a oito décadas de furacões, segundo a Yucatán Magazine.
Como o píer de Progresso cresceu até os 8 quilômetros?
Apesar de já ser longo, devido à limitação a pequenas embarcações — que podiam transportar até 3 mil toneladas de produto — o governo mexicano optou pela expansão do píer. Por isso, em 1985, teve início a ampliação do porto Progresso, que passou a suportar navios com até 18 mil toneladas de carga.
Então, o píer de Progreso foi estendido até seu comprimento atual. Hoje, o píer de 8 quilômetros recebe milhares de turistas por ano para explorarem pontos turísticos maias, como o famoso sítio arqueológico Chichén Itzá.
Em 2014, por exemplo, quase 100 navios de cruzeiro atracaram na cidade, trazendo mais de 344 mil passageiros, de acordo com o Earth Observatory da NASA.
Com informações da Administração Portuária Integral de Progreso.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.