_Tecnologia

Com a chegada do Natal, Alexa ganha 14 comandos diferentes

Contagem regressiva especial, leituras de cartas do Papai Noel, músicas originais e mais. Veja a lista

Alexa

Imagem: Reprodução/Komando

O clima natalino já está às portas e a Alexa, inteligência artificial da Amazon, não poderia ficar de fora. A assistente virtual recebeu diversas funções para divertir seus usuários nessa época do ano. Há contagem regressiva, músicas originais, curiosidades natalinas e até uma imitação do Papai Noel.

Além disso, a Alexa poderá explicar a origem da data, dar dicas de como decorar a árvore, programar uma rotina para acender os piscas-piscas ou sugerir receitas de comidas para a ceia. Ela também pode ser o braço direito nas tarefas da casa — garantindo o temporizador para evitar que o peru de Natal passe do ponto.

Quem estiver na expectativa para a data pode acompanhar a contagem a partir desta quarta-feira (15) até o dia 25 de dezembro. É só você perguntar: “Alexa, quantos dias faltam para o Natal?” e curtir as respostas bem-humoradas da assistente.

O Bom Velhinho faz várias participações especiais nos comandos de voz da Alexa, inclusive com várias cantigas de Natal. Se você prefere tocar aquela playlist musical clássica, é só pedir para a assistente executar a “playlist Clássicos de Natal” e curtir os sons mais típicos dessa época do ano. No dia 25, quem der bom dia para a Alexa vai ganhar uma surpresa.

Para os fãs de “O Senhor dos Anéis”, a Alexa fará a leitura de cartas escritas pelo falecido criador da saga J.R.R. Tolkien. Você poderá conferir as histórias do Papai Noel, seu elfo-secretário Ilbereth e o atrapalhado Urso Polar. Durante mais de vinte anos, entre 1920 e 1943, Tolkien criava cartas se passando pelo bom velhinho para entregá-las aos seus filhos na época do Natal. Anos depois, essas cartas foram reunidas no livro Cartas do Papai Noel, e hoje podem ser ouvidas na Alexa via comando de voz.

Luzes de natal e ligações para parentes

Quem tiver tomadas inteligentes compatíveis com a Alexa poderá programar uma rotina para acender e apagar as luzes da árvore de Natal nos horários desejados. 

É só seguir o tutorial abaixo:

  1. Abra o aplicativo Alexa no seu celular;
  2. Clique na opção “Mais” (canto inferior direito da tela);
  3. Selecione a opção “Rotinas” e clique no ícone +, no canto superior direito;
  4. Toque em “Insira um nome para a rotina” e coloque uma palavra para localizá-la, depois é só clicar em avançar;
  5. Selecione “Quando isto acontecer” e escolha entre as opções de interação para que a rotina seja ativada: pode ser por voz (com uma frase de ativação), um horário, um alarme;
  6. Vá para “Adicionar ação” e personalize as ações da Alexa. É possível escolher o que a Alexa irá dizer, quais ações ela vai executar ou quais tarefas de casa inteligente ela deve acionar;

Pronto, agora é só conferir se tudo está certo e tocar em Salvar para concluir a atividade.

14 comandos da Alexa para o Natal

Confira a lista completa de comandos da Alexa para você usar no Natal

Sair da versão mobile