Em uma atualização recente, a assistente Alexa, da Amazon, passou a contar com o “Custom Sound Detection”, novo recurso que amplia o poder de detecção de vários tipos de sons.

Agora, é possível definir rotinas para que a Alexa alerte os usuários de que uma torneira em casa foi deixada aberta ou está mal fechada, baseando-se apenas no barulho da água correndo ou gotejando.

O recurso vai além, e pode detectar os bipes que aparelhos eletrônicos emitem. Isso serve para notificar, por exemplo, quando uma máquina completa o ciclo de lavagem de roupas ou o forno micro-ondas termina de esquentar algum alimento, por exemplo. O mesmo vale para os barulhos que soam de uma geladeira quando ela é esquecida com a porta aberta.

Outras funções

Os desenvolvedores da Amazon também anunciaram que a funcionalidade “Ultrasound Motion Detection” será melhorada, o que permite que a Alexa detecte movimentos de pessoas. A ideia é que a assistente ligue ou desligue automaticamente dispositivos — como aparelhos e lâmpadas inteligentes — dependendo da presença de alguém no ambiente.

A partir de agora, os usuários também podem assistir a vídeos do TikTok diretamente em dispositivos Eco Show. Para isso, basta dizer algo como “Alexa, abra o TikTok” ou “Alexa, mostre-me vídeos de dança no TikTok”.

Outra novidade recente foi o modo de conversação, que aproveita a inteligência artificial para aumentar o nível de interação com o usuário, tornando a conversa mais fluida.

Vale ressaltar que os aparelhos receberão todas essas novidades conforme eles são atualizados. Além disso, nem todos os recursos listados estão disponíveis de imediato no Brasil. Até lá, vale continuar checando as torneiras antes de sair de casa.