Brasil

Drone mostra seca histórica do Médio Rio Solimões no Amazonas

Novo boletim do governo do Amazonas estima que a seca nos rios do estado, como o Sollimões, já tenha afetado 557 mil pessoas
Imagem: Reprodução/YouTube

Imagens aéreas de um drone feitas na cidade de Tefé, no Amazonas, mostraram do alto a seca do Médio Rio Solimões em setembro de 2023. Estima-se que a estiagem já tenha afetado 557 mil pessoas no estado, de acordo com um boletim do governo divulgado na última terça-feira (17).

A seca é a segunda maior já registrada no Amazonas, e matou mais de 100 botos. Em 12 de setembro, o governador Wilson Lima assinou um decreto de “Situação de Emergência Ambiental” nos municípios das regiões Sul do estado e na região metropolitana de Manaus.

59 municípios do Amazonas estão em situação de emergência (eram 50 na segunda-feira), enquanto a cidade Canutama, no sul do estado, está em alerta. Apenas Presidente Figueiredo e Apuí se encontram em estado de normalidade no momento.

Outros rios, como o rio Negro, também estão sentindo o efeito da estiagem. A cota mínima histórica do rio, que era 13,63 em 2010, chegou a 13,59 metros na segunda-feira (16). Ontem, esse índice já caiu para 13,49.

Enquanto isso, o último registro do Médio Solimões marca 10,36, com uma mínima de 8,02 em 2010. Segundo a GEA (Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento), a tendência é de que os volumes continuem diminuindo até o fim do mês.

De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Estiagem, empresas de táxi aéreo e fornecedores de combustível estão alinhando medidas de abastecimento de suprimentos essenciais para substituir as vias fluviais no estado durante o período de seca.

Veja os efeitos da seca no Rio Solimões no vídeo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas