Com “Oppenheimer”, Christopher Nolan faz alerta sobre perigos da IA

O diretor do filme sobre o desenvolvedor da primeira bomba atômica revelou que espera que o Vale do Silício aprenda o "conceito de responsabilidade"
christopher nolan oppenheimer
Imagem: Wikimedia Commons/Universal

Neste final de semana, o diretor Christopher Nolan esteve no programa “Meet the Press”, da NBC, para discutir seu novo filme, “Oppenheimer”. Junto com o cineasta, estavam cientistas e Kai Bird, um dos autores do livro que inspirou o longa-metragem, “American Prometheus”, de 2005, segundo o The VergeNa ocasião, ele alertou as companhias de tecnologia para o mau uso da inteligência artificial.

Nolan foi questionado pelo moderador Chuck Todd sobre o que esperava que o Vale do Silício, que abriga a Apple e o Google, aprendesse com o filme. E ele disse: “Acho que o que eu gostaria que eles tirassem é o conceito de responsabilidade”.

Ele não citou nomes. Mas o diretor do filme sobre o criador da bomba atômica chamou atenção do Google e da Meta, do Facebook, para a forma como lidam com algoritmos.

“Quando você inova por meio da tecnologia, precisa garantir que haja responsabilidade. O surgimento de empresas nos últimos 15 anos falando sobre palavras como ‘algoritmo’, sem saber o que elas significam em qualquer tipo de sentido matemático significativo. Eles simplesmente não querem assumir a responsabilidade pelo que esse algoritmo faz. E se aplicado à IA? Essa é uma possibilidade terrível. Aterrorizante”, continuou.

Em maio deste ano, uma declaração de pesquisadores, engenheiros e CEOs do ramo equiparou os perigos da inteligência artificial a pandemias e guerras nucleares, por exemplo.

Oppenheimer e a IA

Nolan chegou a comparar o enredo de “Oppenheimer” ao possível futuro da IA. O filme acompanha o físico J. Robert Oppenheimer, que trabalhou com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da primeira bomba atômica dos EUA.

“Quando falo com os principais pesquisadores no campo da IA, eles literalmente se referem a isso agora como seu momento Oppenheimer. Eles estão olhando para a história dele para dizer quais são as responsabilidades dos cientistas que desenvolvem novas tecnologias. E que podem ter consequências não intencionais”, falou Nolan. E disse que considera o longa-metragem um “alerta”.

“Oppenheimer”, que estreia em 20 de julho no Brasil, tem um rolo de filme de quase 300 kg e 18 km para salas IMAX.

Assista a um trecho da entrevista de Christopher Nolan abaixo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas