Elon Musk rompe pacto e lança “xAI”, empresa que explora Inteligência Artificial

Elon Musk incorporou a xAI em março, um mês antes de anunciar a “TruthGPT"
O executivo se tornou a pessoa mais popular do Twitter
Imagem: Elon Musk/Reprodução

Contrariando sua postura inicial contrária à IA, Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e dono do Twitter, anunciou, nesta quarta-feira (12), mais uma nova empresa, a xAI, com foco no setor de IA. Segundo o site da nova companhia, o objetivo da empreitada de Musk é “compreender a verdadeira natureza do universo”. 

Na próxima sexta-feira (14), Elon Musk e a equipe da xAI revelarão mais informações sobre a nova empresa em uma live no Twitter.

Por falar em equipe, os membros da xAI são ex-funcionários da DeepMind, da OpenAi (ChatGPT), do Google Research e da Microsoft, bem como do próprio Twitter e da Tesla.

Essas pessoas são conhecidas por terem feito parte do AlphaCode da Deepmind e do GPT-3.5 e GPT-4, da OpenAI. Desse modo, Elon Musk conta com um time de desenvolvedores para enfrentar empresas como a OpenAi, o Google e a Anthropic, responsáveis, respectivamente, por chatbots como ChatGPT, Bard e Claude. 

Logo da xAI, nova empresa de Elon Musk

Imagem: xAI/Reprodução

Surpreendentemente, um dos conselheiros da xAI será Dan Hendrycks, diretor executivo do Centro para Segurança de IA. Trata-se de uma ONG de São Francisco que, em maio deste ano, publicou uma carta em tom crítico a IA, com assinaturas de vários líderes da indústria, incluindo o próprio Musk. A carta era um pacto afirmando que reduzir o risco da extinção humana pela inteligência artificial deve ser uma prioridade global tal qual pandemias e guerras nucleares. 

Elon Musk registrou a xAI antes de polêmicas com IA

Anteriormente, em Abril, Elon Musk anunciou os planos de criar uma IA chamada “TruthGPT”, afirmando temer o fato de que as empresas atuais do mercado priorizam sistemas “politicamente corretos”. 

O cofundador da xAI, Greg Yang, afirmou que a startup vai mergulhar na matemática do deep learning, pois, de acordo com ele, a intenção da nova empresa de Elon Musk é levar a IA para o próximo nível.

Sobre a empresa, Elon Musk incorporou a xAI em março, um mês antes de anunciar a “TruthGPT”. A empresa, como aponta o site oficial, não possui vínculo com a X Corp, holding do Twitter, mas informa que trabalhará em conjunto com as empresas de Elon Musk para atingir tal missão.

Elon Musk disse pouco sobre a xAI além de anunciá-la publicamente no Twitter – obviamente – e aproveitou para debochar de Mark Zuckerberg. Desde o lançamento do recurso Threads, no Instagram, a rixa entre os dois bilionários aumentou e Musk afirmou, sobre a xAI, esperar que “Zuck não copie e cole essa iniciativa também”. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas