por Bruno Izidro

2016 já começou bem para que gosta de jogos. Nessa primeira semana do ano está rolando o Awesome Games Done Quick, uma maratona de speed runs que acontece nos EUA e que – junto do Summer Games Done Quick que acontece no meio do ano – já virou tradição e até serviu de inspiração para eventos aqui no Brasil, como o Jogatona.

O Games Done Quick é transmitido ao vivo via streaming no Twitch (no fim desta matéria, há um embed da plataforma com auto-play, portanto, se não quiser ouvir o som, desça até lá e deixe no mudo) durante sete dias e nele diversos jogos são terminados da forma mais rápida possível. Além de ver aquele jogo difícil ou obscuro ser zerado como se fosse algo fácil de fazer, tudo isso ainda é feito para obter doações das pessoas que estão assistindo para instituições filantrópicas. Nesse ano, o que for arrecadado durante o AGDQ será enviado para a The Prevent Cancer Fundation e até mesmo daqui do Brasil é possível doar, em dólar, via PayPal (mais informações no site do evento).

O AGDQ 2016 começou no último domingo e vai rolar até o dia 10 de janeiro com dezenas de games serão jogados. No primeiro dia os destaques foram as maratonas de Splatoon, Super Mario Kart e a competição de três speed runners para ver quem terminava primeiro Super Mario 64 com todas as 120 estrelas.

Durante a semana é esperado também ver as runs de Hotline Miami, Battletoads, Super Mario Maker, Bloodborne, além de alguns jogos da série Zelda e Mega Man. Aqui você pode ver a programação completa dos games que estarão em cada dia do evento.

Um detalhe legal é que nessa edição do AGDQ vai ter a participação do streamer brasileiro Hugo4Fun, que vai jogar o clássico Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara nessa terça-feira (5). Ele vai tentar terminar o jogo em 30 minuto, sem nenhuma morte e com a classe de clérigo. Vai ser divertido.

Watch live video from GamesDoneQuick on www.twitch.tv