Começou o outono: saiba o que é o equinócio das águas na Amazônia
Esta segunda-feira (20) é marcada pelo equinócio de outono no hemisfério sul. O fenômeno ocorre duas vezes por ano, em março e setembro, e é caracterizado pela mudança de estações em todo o globo.
Na data, a luz solar brilha diretamente sobre a Linha do Equador, permitindo que todas as regiões do globo recebam aproximadamente o mesmo número de horas de claridade. A palavra equinócio, inclusive, deriva do latim “aequinoctium”, que significa “noites iguais”.
Aqueles que vivem na cidade de Macapá, na região Norte do Brasil, têm a chance de viver um show a parte. O local é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador.
Isso permite aos moradores da região acompanhar no Monumento do Marco Zero o momento exato em que o Sol preenche a abertura circular no topo do obelisco, projetando uma sombra no chão. O evento está marcado para às 18h24 (horário de Brasília).
A estação chuvosa também fez com que o equinócio de março fosse rebatizado no Amapá. Por lá, o fenômeno é conhecido como Equinócio das Águas. Cientistas e civis se juntam na data no Monumento do Marco Zero para acompanhar o evento e também participar de aulas de astronomia, apresentações culturais, entre outras oficinas.
A posição do Sol na linha do horizonte tinha grande importância para os povos antigos, como os caldeus, fenícios, astecas, maias, incas e egípcios. Era neste primeiro equinócio, por exemplo, que essas civilizações começavam a contar os 365 dias de um novo ano.
O equinócio de março marca a entrada do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte. Mesmo assim, não devemos esperar uma mudança abrupta de temperatura. Essa estação promete ser mais quente do que o normal, com algumas partes do Brasil enfrentando fortes chuvas nesses primeiros dias.