Na era do home office, reuniões por videoconferência a preocupação com a aparência ganhou força como nunca.

Virou a coisa mais comum estes tipo de situação:

  • Ver pessoas com a tela travada quando oscila a internet (e sempre trava com o olhso fechado!);
  • Ou simplesmente caem da videochamada;
  • Ou então pessoas falando com o microfone fechado e sendo prontamente avisadas por um colega bem intencionado.

São coisas que só o home office é capaz de proporcionar. Por conta disso, nos últimos dois anos as pessoas passaram a se preocupar mais com a qualidade de áudio e vídeo nas reuniões remotas.

Veja a seguir algumas dicas para você aparecer bem nas videochamadas:

Teste

Caso queira melhorar sua aparência na videochamada pode começar criando o hábito de sempre testar o que sua câmera está captando antes das conferências. Dessa forma você tem uma ideia do que melhorar para sair bem na imagem. Nos testes você saberá como está a iluminação, o posicionamento da câmera e poderá corrigir algumas coisas antes do início.

Iluminação

Busque iluminar seu rosto. Mesmo que não tenha uma luminária ou um ring light, você pode utilizar a luz da tela a seu favor. Pode ajustar o brilho até o nível em que seu rosto esteja bem visível para a câmera. Caso use óculos, um brilho muito forte da tela pode fazer com que as pessoas vejam o reflexo nas suas lentes. Outra alternativa para iluminar o rosto é utilizar a luz da janela no rosto.

Câmera na altura dos olhos

Agora que você já acertou a iluminação, precisa se preocupar com outro aspecto, que é o melhor lugar para a câmera. O melhor posicionamento para a câmera é sem dúvida na altura dos olhos, porque não passa a sensação de olhar de baixo ou de cima. Se a câmera estiver no seu monitor, utilize alguns objetos como apoio até que ela esteja bem alinhada aos seus olhos.

Headsets

A última dica não tem relação com a imagem, mas também é muito importante. Além de se preocupar com o vídeo, vale a pena uma atenção especial com o áudio, tanto do que é reproduzido pelo seu computador quanto o que é captado pelo seu microfone. A melhor coisa a se fazer para ter uma boa qualidade no áudio é optar por um headset com microfone, para que você seja ouvido com clareza pelos outros participantes das reuniões.