
Como aproveitar os recursos esquecidos de um smartphone
Os smartphones modernos oferecem uma quantidade (quase) infinita de recursos e a cada atualização as empresas adicionam novas funções. Mas a verdade é que muitos atributos permanecem pouco utilizados pelos usuários.
Essa subutilização acontece, em grande parte, porque algumas funções não são essenciais no dia a dia. Entender as ferramentas do smartphone pode ajudar a maximizar o uso.
Os assistentes virtuais, como Siri, Google Assistant e Alexa, estão presentes na maioria dos smartphones, permitindo a realização de comandos de voz para tarefas como enviar mensagens, buscar informações ou controlar dispositivos domésticos inteligentes.
Além disso, os aplicativos de automação, como Atalhos (iOS) e Tasker (Android), permitem que os usuários criem fluxos automáticos para tarefas rotineiras. Entre eles, silenciar o telefone em determinados horários ou enviar mensagens automaticamente em situações específicas.
A gravação de tela, presente nativamente em muitos aparelhos, é outra função subutilizada. Apesar de útil para criar tutoriais, resolver problemas técnicos ou compartilhar conteúdos.
Outros recursos dos smartphones
O controle por gestos, implementado para facilitar a navegação ou executar comandos como mudar de música, é frequentemente desativado. Dessa forma, a pouca adesão se deve à curva de aprendizado necessária para adaptar-se aos comandos.

Recurso NameDrop do iOS 17, assim é possível compartilhar um contato de forma fácil. Imagem: Apple/Divulgação
O NFC, usado para pagamentos por aproximação, também possui funcionalidades adicionais, como emparelhamento rápido com dispositivos e troca de informações. No caso dos dispositivos com iOS 17 ou superior, é possível usar o NameDrop no iPhone para compartilhar contatos. Basta abrir o cartão de contato e aproximar os dispositivos.
Os usuários costumam ignorar a personalização de áudio, mesmo com equalizadores integrados e ajustes otimizados para fones específicos disponíveis.
Por fim, as configurações de economia de energia avançadas, que incluem ajustes de desempenho e restrições para aplicativos em segundo plano, são ignoradas por boa parte dos usuários, mesmo quando a bateria está próxima de acabar.