Sabe quando a gente precisa fazer login com uma conta diferente da nossa particular, mas o app simplesmente não deixa? Existe uma forma simples de resolver isso, tanto no Android quanto no iOS.
Ao seguir esses passos, será possível duplicar um aplicativo e usar duas contas diferentes no mesmo smartphone. E não é preciso nem usar recursos que “clonam” os apps – algo que, inclusive, pode ser arriscado. Veja como fazer a seguir.
Como duplicar apps no Android
Esse recurso está disponível em smartphones Samsung, Xiaomi e OnePlus. Vamos para o passo a passo.
- Vá em “Configurações”
- Toque em “Utilitários”, “Recursos avançados” ou “Recursos especiais“
- Vá em “Aplicativos paralelos”, “Dual Messenger” ou “Segundo espaço“
- Aparecerá uma lista de apps nos quais é possível fazer cópias. Para isso, basta acionar o botão ao lado da rede escolhida
- O smartphone adicionará uma cópia do app selecionado no menu inicial
Alguns pontos para ficar atento
O app recém-criado não vai transferir nenhuma das configurações existentes no original. Isso possibilita personalizar o novo de maneira diferente, a depender da necessidade.
O Android não salva os dados dos apps duplicados no mesmo local dos originais. Esses dados secundários costumam estar na seção de “Armazenamento de aplicativos paralelos”.
No Android, a limitação é que não é possível clonar todos os apps. Isso é mais comum em redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram, por exemplo. Em resumo, os usuários só podem fazer cópias dos apps listados na configuração – e nenhum outro, por esse caminho.
Como desabilitar a função
Para remover, basta fazer o caminho inverso. Vá em “Configurações”, e depois em “Utilitários” ou “Dual Messenger” e desabilite o app que você não quer mais que seja duplicado.
Mas lembre-se: ao remover, seu smartphone vai excluir o app duplicado e todos os dados usados por lá. Isso não deve afetar a cópia original do aplicativo, que pode continuar sendo usado normalmente.
Como duplicar apps no iOS
Para duplicar um app na iPhone ou iPad é simples. Siga os passos:
- Entre na Biblioteca de aplicativos e encontre o ícone do app que quer duplicar.
- Toque e segure o app, arrastando-o para a borda esquerda da tela.
- Solte na tela inicial
No iOS é possível repetir o processo quantas vezes quiser, criando várias duplicatas. Mas fique atento: isso não funciona se já houver uma cópia do app na tela inicial para onde o usuário o arrasta.
Ou seja, só é possível criar uma cópia do app por tela inicial, ainda que o iOS permita movê-los para a mesma tela inicial mais tarde.