Como e por que é bom cadastrar informações de emergência no Android e iOS

Caso você passe por algum problema grave, é importante ter informações básicas facilmente acessíveis no celular. Veja as dicas e se proteja
iPhone 14 aciona emergência sozinho quando usuário sobe na montanha russa
Imagem: Reprodução/Unsplash

Muitos de nós, usuários de telefone celular, deixamos passar uma coisa importante: adicionar informações e contatos de emergência no aparelho. Para quem passa o dia todo com o dispositivo por perto, ele pode ser uma ferramenta extremamente útil em caso de urgências.

Caso você passe por algum problema grave, um acidente ou um questão de saúde, é importante ter informações básicas acessíveis para qualquer pessoa, como o seu tipo sanguíneo. Da mesma forma, é fundamental termos acesso rápido a telefones de emergência de familiares e amigos, em caso de imprevistos.

Os smartphones atuais permitem acrescentar esses dados e contam com configurações de emergência muito úteis. Vale ressaltar que todas as informações cadastradas ficarão disponíveis na tela de bloqueio. Ou seja, as pessoas podem acessá-las mesmo sem a senha do celular.

O botão “chamada de emergência” serve para isso, com o intuito de auxiliar socorristas em caso de um acidente. Além de permitir ligações para contatos de emergência sem ter que desbloquear o dispositivo. Veja como ativar essas funcionalidades e estar protegido caso você esteja envolvido em sua situação de risco ou emergência.

Configurações de emergência no Android

  1. Abra as configurações;
  2. Clique em “Segurança e emergência”;
  3. Selecione “Dados de emergência”;
  4. Clique em “Adicionar contato” e inclua todos os contatos de emergência que você achar necessários;
  5. Depois, entre na opção “Informações médicas” e clique em “Adicionar informações”. Você pode acrescentar detalhes como medicamentos que toma, alergias e tipo sanguíneo.

Imagem: Android/Reprodução

Adicionar informações de emergência no iOS

Se você utiliza um iPhone, suas informações de emergência podem ser configuradas no app “Saúde”, que já vem instalado de fábrica.

  1. Entre no aplicativo “Saúde”;
  2. Acesse a seção “Ficha médica”;
  3. Inclua todas as informações que achar necessárias;
  4. Clique em “Adicionar um contato de emergência” e cadastre-o.

Seu iPhone travou? Saiba como resolver

Função SOS de Emergência no iOS

Com o recurso SOS de Emergência, é possível pedir ajuda e alertar os contatos de emergência rapidamente. Quando você faz uma ligação usando essa ferramenta, o iPhone liga automaticamente para o número local de emergência, sem que você precise digitar.

O dispositivo também compartilha suas informações de localização com os serviços de emergência. Em alguns países e regiões, talvez você precise escolher o serviço necessário, como SAMU, Polícia Militar ou Bombeiros.

No iPhone 14, será possível usar o SOS de Emergência via Satélite, que permite enviar mensagens de texto para os serviços de emergência quando não houver redes de celular e Wi-Fi disponíveis.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas