Saiba como ativar o recurso SOS de Emergência no iPhone

Mantenha-se seguro com o SOS de Emergência do iPhone! Aprenda a ativar e utilizar o recurso com o nosso passo a passo
Saiba como ativar o recurso SOS de Emergência no iPhone
Imagem: Apple/Divulgação

O iPhone possui um recurso de segurança muito importante chamado “SOS de Emergência”. Este recurso foi projetado para entrar em contato rapidamente com serviços de emergência locais e notificar contatos de emergência predefinidos.

Portanto, para se manter seguro, confira o nosso passo a passo de como ativar e usar esse recurso no iPhone, o que pode ser um salva-vidas em situações de emergência.

Habilitando o SOS de Emergência no iPhone

A tela com o SOS Emergência ativo no iPhone

Imagem: Apple/Reprodução

Acesse “Configurações” no seu aparelho e clique na opção “Emergência SOS”. Certifique-se de que a opção “Chamar com o Botão Lateral” está ativada. Esta etapa é crucial para garantir que você possa usar o SOS de Emergência quando necessário.

Além disso, através do aplicativo Saúde, é possível configurar contatos de emergência. Assim, esses contatos receberão uma notificação automática quando você usar o SOS de Emergência.

Para configurar, abra o aplicativo Saúde, toque na sua foto de perfil, selecione “Dados Médicos”, e clique em “Editar”. Em seguida, role a tela para baixo e toque em “Adicionar contato de emergência”.

Com o SOS de Emergência ativado, você pode acionar uma chamada de emergência pressionando rapidamente o botão lateral (ou botão de ligar/desligar) do iPhone cinco vezes. Isso iniciará uma chamada de emergência ou exibirá um controle deslizante, dependendo das suas configurações.

Se você acionou a chamada de emergência por acidente, é possível cancelar. Basta pressionar o botão de parar na tela e confirmar o cancelamento da chamada.

Lembre-se, a função SOS de Emergência é um recurso de segurança essencial, por isso você deve usá-lo somente em situações reais de emergência. Ao acionar o SOS de Emergência, o iPhone fará automaticamente uma chamada para os serviços de emergência locais.

No iPhone 14, por exemplo, é possível (ainda) usar o SOS de Emergência via satélite, para enviar mensagens de texto para os serviços de emergência, quando não houver cobertura celular e Wi-Fi disponível. Porém, o recurso ainda tem disponibilidade limitada, não estando disponível no Brasil.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas