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Como entrar no Bluesky? Rival do X/Twitter chega a 2 milhões de usuários

A plataforma atingiu seu primeiro milhão de usuários em setembro. Agora, em apenas dois meses, conseguiu dobrar esse número

Bluesky, alternativa menos tóxica do Twitter, ganha versão para Android

Em meio ao mau momento do Twitter (hoje chamado de X), que vem desde que Elon Musk se tornou dono da rede social, o rival Bluesky comemorou nesta quinta-feira (16) a marca de dois milhões de usuários cadastrados. Em comemoração, a rede social aproveitou para anunciar o lançamento de uma nova interface web para visualizar posts sem estar logado, e aproveitou para alfinetar o bilionário sul-africano.

Aberto ao público desde fevereiro deste ano, o Bluesky virou uma alternativa para quem quer fugir do X. Criada por Jay Graber e financiada por Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, a plataforma atingiu seu primeiro milhão de usuários em setembro. Agora, em apenas dois meses, conseguiu dobrar esse número.

Em um post publicado no site do Bluesky, a equipe de desenvolvedores anunciou ainda que está trabalhando em novos recursos a serem lançados em breve. Uma delas é a esperada interface web pública, que permitirá que os posts publicados na plataforma possam ser visualizados sem precisar logar na conta. Essa atualização deve chegar até o final deste mês.

Isso será útil sobretudo para jornalistas e sites jornalísticos que cobrem notícias em tempo real. Mas, por outro lado, também pode acabar expondo desnecessariamente alguns usuários, já que o Bluesky não possui a opção de tornar a conta privada.

Outra novidade a ser lançada em breve é a ferramenta de federalização, que descentraliza a rede social em vários servidores separados. Como o Bluesky utiliza uma plataforma aberta, o AT Protocol, cada servidor pode implementar seus próprios serviços e moderações, tal qual no Mastodon. Assim, caso o usuário queira sair de um servidor e ir para outro, ele poderá levar consigo suas publicações e sua lista de amigos.

Segundo o post do Bluesky, esse recurso é essencial para que a rede social se torne “à prova de bilionários”, em uma clara referência à compra do Twitter por Elon Musk. “Você sempre terá liberdade para escolher (ou de sair) em vez de ficar preso aos caprichos de empresas privadas ou à caixa-preta dos algoritmos”, diz a nota. “E, para onde quer que você vá, seus amigos e relacionamentos irão juntos com você.”

Como entrar no Bluesky

Diferente de outras redes sociais, como o X e o Threads, o Bluesky ainda não é aberto para qualquer pessoa se cadastrar. Como ainda está em desenvolvimento, a entrada é permitida apenas por meio de convites de pessoas que já usem a plataforma, lembrando os primeiros anos do finado Orkut. Cada usuário ativo recebe um código de convite a cada duas semanas.

Caso você não conheça ninguém, outra opção é entrar em uma lista de espera no site. Nesse caso, não existe um prazo certo para receber o convite. Para quem é jornalista, o Bluesky oferece uma lista de espera alternativa.

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