Tecnologia

Como entrar no Bluesky? Rival do X/Twitter chega a 2 milhões de usuários

A plataforma atingiu seu primeiro milhão de usuários em setembro. Agora, em apenas dois meses, conseguiu dobrar esse número
Imagem: Bluesky/Divulgação

Em meio ao mau momento do Twitter (hoje chamado de X), que vem desde que Elon Musk se tornou dono da rede social, o rival Bluesky comemorou nesta quinta-feira (16) a marca de dois milhões de usuários cadastrados. Em comemoração, a rede social aproveitou para anunciar o lançamento de uma nova interface web para visualizar posts sem estar logado, e aproveitou para alfinetar o bilionário sul-africano.

Aberto ao público desde fevereiro deste ano, o Bluesky virou uma alternativa para quem quer fugir do X. Criada por Jay Graber e financiada por Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, a plataforma atingiu seu primeiro milhão de usuários em setembro. Agora, em apenas dois meses, conseguiu dobrar esse número.

Em um post publicado no site do Bluesky, a equipe de desenvolvedores anunciou ainda que está trabalhando em novos recursos a serem lançados em breve. Uma delas é a esperada interface web pública, que permitirá que os posts publicados na plataforma possam ser visualizados sem precisar logar na conta. Essa atualização deve chegar até o final deste mês.

Isso será útil sobretudo para jornalistas e sites jornalísticos que cobrem notícias em tempo real. Mas, por outro lado, também pode acabar expondo desnecessariamente alguns usuários, já que o Bluesky não possui a opção de tornar a conta privada.

Outra novidade a ser lançada em breve é a ferramenta de federalização, que descentraliza a rede social em vários servidores separados. Como o Bluesky utiliza uma plataforma aberta, o AT Protocol, cada servidor pode implementar seus próprios serviços e moderações, tal qual no Mastodon. Assim, caso o usuário queira sair de um servidor e ir para outro, ele poderá levar consigo suas publicações e sua lista de amigos.

Segundo o post do Bluesky, esse recurso é essencial para que a rede social se torne “à prova de bilionários”, em uma clara referência à compra do Twitter por Elon Musk. “Você sempre terá liberdade para escolher (ou de sair) em vez de ficar preso aos caprichos de empresas privadas ou à caixa-preta dos algoritmos”, diz a nota. “E, para onde quer que você vá, seus amigos e relacionamentos irão juntos com você.”

Como entrar no Bluesky

Diferente de outras redes sociais, como o X e o Threads, o Bluesky ainda não é aberto para qualquer pessoa se cadastrar. Como ainda está em desenvolvimento, a entrada é permitida apenas por meio de convites de pessoas que já usem a plataforma, lembrando os primeiros anos do finado Orkut. Cada usuário ativo recebe um código de convite a cada duas semanas.

Caso você não conheça ninguém, outra opção é entrar em uma lista de espera no site. Nesse caso, não existe um prazo certo para receber o convite. Para quem é jornalista, o Bluesky oferece uma lista de espera alternativa.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas