David Greenbaum, copresidente da Searchlight Pictures, está deixando o posto para assumir o novo cargo de presidente da divisão Disney Live Action e da 20th Century Studios. Na segunda-feira (26), o Deadline informou que Sean Bailey, que comandava os estúdios cinematográficos da Walt Disney, deixou a empresa após 15 anos.
A mudança une duas divisões de filmes live action e a 20th Century Studios, onde Greenbaum supervisionará projetos de cinema e streaming.
Durante 14 anos, Greenbaum trabalhou na Searchlight com vencedores do Oscar como “A Forma da Água” (2017) e “Nomadland” (2020). Ele também está por trás de “Pobres Criaturas”, indicado a Melhor Filme na premiação este ano.
O co-presidente da Disney Entertainment, Alan Bergman, elogiou Greenbaum em um comunicado. “David tem uma sensibilidade criativa incrível e um olhar para o cinema, e construiu uma reputação como um líder e executivo criativo excepcional, como comprovado por seu histórico na Searchlight Pictures e relacionamentos profundos em toda a indústria”, disse.
O Deadline ressalta os “relacionamentos profundos” do novo presidente com cineastas como Lanthimos, Martin McDonagh, Wes Anderson, Guillermo del Toro e Taika Waititi, por exemplo. Além disso, afirma que ele “trará uma nova perspectiva ao desenvolvimento na divisão de estúdios de cinema de live action da Disney”.
David Greenbaum se junta ao time de live actions da Disney enquanto os estúdios desenvolvem “Tron: Ares”, com produção de Sean Bailey; os live-actions de “Moana”, “Lilo & Stitch” e “Branca de Neve”, com Rachel Zegler; e novos filmes de “Predador” e “Avatar“.