As coisas mudaram. Antes, as máscaras eram recomendadas apenas para quem estivesse doente. No entanto, após um estudo avaliar a eficácia de máscaras e da noção de que pessoas assintomáticas podem transmitir o novo coronavírus, é recomendado que as pessoas usem máscaras em público.

Infelizmente, EPIs (Equipamento de Proteção Individual) estão em falta e as unidades disponíveis são recomendadas para profissionais de saúde. Então, para tentar ajudar quem quer se proteger, o CDC (Centro do Controle de Doenças e Prevenção dos EUA), lançou um guia de máscaras caseiras, sendo possível fazer usando de filtro de café até uma camiseta velha.

O CDC recomenda as máscaras caseiras como uma precaução adicional. Portanto, as pessoas ainda devem manter o distanciamento social de pelo menos 2 metros de outras, além de seguir outras recomendações, como evitar o contato com o rosto e lavar as mãos constantemente.

Dito isto, as máscaras que o CDC recomenda necessitam apenas de alguns minutos de trabalho e uma tesoura. Se quiser algo mais sofisticado, um kit de costura ou uma máquina ajudam.

Máscara usando camiseta (sem necessidade de costura)

Esta máscara requer apenas uma camiseta e uma tesoura.

Instruções para máscara facial feita com camiseta

  • Na parte inferior da camiseta, corte uma faixa de 20 cm a 18 cm de altura;
  • Corte um retângulo com cerca de 15 cm a 20 cm de comprimento e 15 a 20 cm de altura de um lado, deixando pelo menos 30 cm de tecido entre o corte e a borda do tecido;
  • Corte essas pontas para criar cordões;
  • Amarre-as na parte de trás da cabeça e pescoço para prender a máscara.

Bandana e filtro de café

Para esta máscara, o CDC diz que você precisará de um filtro de café, elásticos, tesoura e uma bandana (ou um tecido de algodão quadrado) medindo cerca 50 cm em cada lado.

Máscara facial usando tecido e filtro de café

  • Primeiro, corte o filtro de café ao meio longitudinalmente (paralelo à abertura na parte superior);
  • Em seguida, dobre a bandana ou o peço de pano ao meio;
  • Coloque a parte superior do filtro de café no meio do lenço dobrado;
  • Dobre os terços superior e inferior do lenço sobre a seção central, onde está o filtro de café;
    Instruções para máscara filtro de café
  • Coloque plásticos ou laços de cabelo com aproximadamente 15 cm de distância entre as duas extremidades;
  • Dobre as pontas para o meio e deslize os elásticos ao redor das orelhas;
  • Para manter os elásticos no lugar, tente prendê-los com um grampo, um alfinete de segurança ou uma agulha e linha, se você tiver disponível.

Tem ainda esta opção feita pela pediatra Ana Escobar, em português, e que também é bem simples:

Camiseta ou pedaço de tecido (necessita costura)

Para esta máscara, a agência diz que você precisará de dois pedaços de tecido de algodão em formato retangular (25,4 cm x 15,24 cm), dois elásticos de 15 cm (podem ser convencionais ou aqueles de cabelo) ou cordões, tesoura, agulha e linha (ou uma máquina de costura). O CDC recomenda o uso de tecidos de algodão, mas observa que com uma camiseta funciona bem também.

Instruções para máscara facial feita de pano

  • Comece empilhando os dois pedaços de pano para que fiquem alinhados da mesma maneira;
  • Dobre a parte superior e inferior dos lados compridos em meio centímetro e costure-os;
  • Passe as tiras elásticas (ou cordões) pelas aberturas de meio centímetro nas laterais mais curtas do tecido e amarre as pontas (O CDC recomenda o uso de um grupo ou uma agulha grande para ajudar);
    Instruções para passar elástico pela máscara
  • Coloque os nós dentro das bainhas de cada lado;
  • Verifique se a máscara está ajustada ao seu rosto e prenda os elásticos em algum local com costura.

Para instruções passo a passo dessas máscaras, tem mais detalhes no CDC (em inglês). Certifique-se de que as máscaras se encaixem de forma correta em seu rosto, mas que permita que você respire normalmente.

O órgão norte-americano ressalta que a máscara não substitui outras medidas ou recomendações para prevenir a disseminação do vírus, incluindo o distanciamento social de 2 metros de pessoas fora da sua casa. A entidade também nota que as máscaras devem ser lavadas frequentemente (lavagem na máquina de lavar resolve, inclusive) e que você deve evitar tocar seu rosto — especialmente seu nariz, olhos e boca — ao tirar a máscara. E sempre lavar as mãos por pelo menos 20 segundos, se você esteve em algum espaço público fora da sua casa.