_Tecnologia

Como fica a Microsoft com a contratação do ex-CEO da OpenAI

Sam Altman foi anunciado como CEO da nova equipe de pesquisa avançada de inteligência artificial da Microsoft. Entenda a demissão surpresa

Como fica a Microsoft com a contratação do ex-CEO da OpenAI

No final da última semana, o mundo da tecnologia foi surpreendido com a repentina demissão de Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI — startup especializada em inteligência artificial generativa e que ficou famosa após o lançamento do ChatGPT. Segundo as informações disponíveis sobre o caso, o Conselho de Administração da empresa passou a considerar Altman como não confiável.

Em seguida, Greg Brockman, presidente e co-fundador da empresa, também pediu demissão. Mesmo após tentativas de repatriação de ambos os executivos, na última segunda-feira (20), os dois foram anunciados como os mais novos contratados da Microsoft.

Satya Nadella, CEO da empresa, compartilhou a notícia em uma publicação em seu perfil pessoal no X — o antigo Twitter.

“Estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso”

Satya Nadella, CEO da Microsoft

De acordo com a big tech, os executivos vão liderar a recém-criada equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial da Microsoft. Altman e Brockman comandarão o novo time — que também inclui alguns funcionários da OpenAI como, por exemplo, Jakub Pachocki, Szymon Sidor e Aleksander Madry, que ocuparão cargos de liderança dentro do grupo.

Aliás, Altman recebeu o cargo de CEO do grupo de pesquisa, título que a Microsoft vem preservando em outras divisões como Microsoft Gaming, Mojang, LinkedIn e Activision Blizzard, o que demonstra a importância desta nova divisão dentro da empresa.

É importante destacar que a Microsoft nutre uma parceria bilionária com a OpenAI. Inclusive, ela já está integrando a tecnologia de IA generativa da empresa em seus produtos. No início deste ano, por exemplo, mesmo em meio a polêmica com demissões em massa, a gigante chefiada por Nadella investiu US$ 10 bilhões na empresa-mãe do ChatGPT.

Crise na OpenAI?

A OpenAI nomeou Emmett Shear, co-fundador e ex-chefão da Twitch, como CEO interino. Shear ocupará o cargo de Mira Murati — que havia sido anunciada como interina logo após a demissão de Altman. Embora tenha assumido o cargo há poucas horas, Shear já tem sua primeira crise para gerenciar.

De acordo com o site norte-americano Wired, em uma carta conjunta enviada diretamente ao Conselho de Administração, mais de 500 funcionários ameaçam se demitir e juntarem-se à nova equipe de Altman e Brockman na Microsoft. Segundo o conteúdo do documento, a gigante da tecnologia garantiu que há postos de trabalho suficientes para todos os funcionários.

Para voltar atrás, o grupo de funcionários está pedindo o retorno de Sam Altman e Greg Brockman. Além disso, eles pedem a renúncia de todos os membros do Conselho. Até a última segunda-feira, a carta tinha 505 assinaturas — de um total de 700 funcionários — e já recebeu a adesão de mais trabalhadores insatisfeitos.

Sair da versão mobile