Tecnologia

Microsoft: maioria dos usuários de PC prefere utilizar Windows 10; entenda

Apenas 23% dos usuários de sistemas operacionais da Microsoft utilizam Windows 11

Mesmo com todos os esforços adotados pela Microsoft nos últimos dois anos, o Windows 11 segue representando apenas 23% de todos os computadores com sistemas baseados em Windows. Ainda há uma grande resistência dos usuários da plataforma em adotarem a versão mais atual do sistema.

Por outro lado, o Windows 10 segue como o sistema operacional com maior número de usuários. De acordo com dados do StatsCounter, o SO lançado em 2015 é utilizado por 71,64% dos usuários totais de usuários Windows. 

Versões mais antigas, como Windows 8.1, Windows 7 e até o Windows XP, ainda seguem com um número importante de usuários ativos.

As atualizações apresentadas no Windows 11 não foram muito bem recebidas pelo público que demorou a se acostumar. Mudanças visuais, como as que aconteceram no menu iniciar e barra de tarefas também contribuíram para minar a popularidade do software.

Além disso, para tornar o computador elegível para receber o sistema a Microsoft exige um módulo TPM compatível, fator que excluiu muitas máquinas das atualizações iniciais.

Uma das maiores polêmicas desde seu lançamento foi uma falha que derrubava a taxa de quadros de alguns jogos durante a execução. Aparentemente ela era ocasionada por um mecanismo de segurança habilitado por padrão no sistema operacional.

Alguns títulos populares registraram quedas leves, mas outros tiveram queda de quadros próxima de 30%. Este problema afastou de vez o público gamer, que ainda prefere utilizar o Windows 10, que tem demonstrado ser mais estável ao longo de sua vida útil, mesmo que seu sucessor tenha, atualmente, mais recursos para otimização de games.

Recentemente o SO recebeu o Copilot AI, que na prática é um assistente virtual baseado em inteligência artificial generativa, que visa simplificar a experiência dos usuários durante o uso do sistema

Mesmo representando uma pequena parcela das máquinas com o SO da Microsoft, o Windows 11 vem crescendo gradativamente em número de usuários e a tendência é que a versão mais recente ultrapasse o Windows 10 em algum momento.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas