Pesquisa traçou perfil dos seguidores de Elon Musk no Twitter

É bot? Cerca de 42% dos seguidores de Elon Musk não têm seguidores e cerca de 41% não tem publicações no Twitter
Elon Musk lança perfume autoral: veja preço e onde comprar
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Com 153 milhões de seguidores, Elon Musk é o usuário mais seguido do Twitter — ou “X”, se você quiser usar o novo nome. O número representa mais de 25% dos perfis da plataforma, considerando os mais de 540 milhões de “usuários mensais” informado por Musk em julho. Esse total, no entanto, é um tanto suspeito — sobretudo se considerarmos a impopularidade do empresário na plataforma, que o fez deixar o cargo de CEO da empresa.

A fim de traçar um perfil dos “fãs” do bilionário da SpaceX, o site Mashable fez uma análise das informações dos seguidores de Musk. O resultado levanta o questionamento se os perfis são de pessoas reais ou bots (robôs).

Na data da coleta dos dados, cerca de 42% (65,3 milhões) dos seguidores do empresário não tinham seguidores. Além disso, pouco mais de 72% deles (quase 112 milhões), tinham menos de 10 fãs.

Boa parte das contas também se mostrou inativa, já que cerca de 41% (62,5 milhões) delas não têm tweets. Ou seja, nunca publicaram nada em seus perfis ou excluíram todas as publicações antes da coleta de informações. Para completar, mais de 100 milhões têm menos de 10 tweets publicados.

Como identificar um bot no Twitter?

O relatório ainda observa que existem formas de distinguir contas falsas das inativas ou lurkers (usuários que consomem conteúdo sem fazer publicações). Um dos sinais de que um perfil é um bot é um nome de usuário que inclui uma sequência de números, acompanhado pelo avatar padrão que o Twitter oferece aos novos usuários.

Entre os seguidores de Musk, 25% deles (mais de 38 milhões), usavam a imagem padrão, enquanto mais de 40% (menos de 50 milhões), tinham 4 ou mais números em seu nome de usuário no site até a coleta de dados.

Vale observar que eles dificilmente seriam apenas lurkers, já que mais de 43,8 milhões seguiam menos de 10 usuários ao todo. Na verdade, cerca de 13,5 milhões seguiam apenas Elon Musk. Por fim, outro ponto interessante é que 25% (38,9 milhões) dos seguidores criaram suas contas após a aquisição da rede social por Musk, em 27 de outubro de 2022. Veja como trocar o ícone do “X” de volta para o passarinho.

No mínimo, os números indicam que a cruzada de Musk em varrer os bots do Twitter — que chegou a pausar o processo de compra da plataforma pelo bilionário — ainda está longe de chegar ao fim.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas