Como lidar com o lixo produzido durante o Carnaval

São esperados só nas ruas da cidade de São Paulo 15 milhões de foliões durante o Carnaval; saiba como aproveitar a data de maneira sustentável
Como lidar com o lixo produzido durante o Carnaval
Imagem: Prefeitura de Olinda/Wikimedia Commons/Reprodução

Após dois anos de festas tímidas devidoà pandemia de Covid-19, os blocos estão prontos para voltar às ruas. Cerca de 15 milhões de foliões são esperados no Carnaval só na cidade de São Paulo. 

A animação, por outro lado, pode ter consequências graves, como o acúmulo de lixo. Em 2020, por exemplo, a Prefeitura de São Paulo havia informado que coletou 456,5 toneladas de resíduos durante o pré-carnaval e carnaval nas ruas da cidade e no Sambódromo do Anhembi.

Pensando nisso, o Giz Brasil separou algumas dicas para que os leitores possam pular o Carnaval de forma sustentável. 

Use seu próprio copo

Garrafas, latas e copos plásticos costumam marcar os locais pelos quais os trios elétricos passaram. Para não contribuir com o descarte inadequado do lixo, é recomendável que as pessoas levem para a festa seus próprios copos reutilizáveis. Além disso, cada um deve carregar seu lixo, descartando os recipientes em locais apropriados quando necessário. 

Vale ainda evitar o uso de canudos plásticos. O item pode levar até 200 anos para se decompor na natureza, afetando principalmente a vida marinha. Se você não quiser dispensar o produto, pelo menos opte por um de inox reutilizável. 

Escolha o glitter biodegradável 

O glitter, formado por pedaços minúsculos de plástico, é o grande vilão do carnaval. O material não é reciclável, demora para se decompor e pode causar danos a biodiversidade devido ao seu tamanho, que o coloca no hall dos microplásticos. 

Por conta disso, o ideal é que os foliões optem pelo glitter biodegradável. Esse pode ser feito em casa a partir de pó de gelatina incolor, água e pó de mica. Basta botar a mão na masa e cair na folia. 

Recicle suas fantasias

Usar um look por dia pode até parecer divertido, mas isso reduz a vida útil dos produtos e contribui para o acúmulo de lixo. Tente repetir algumas roupas ou mesmo obtê-las em brechós ou emprestado com amigos. 

Reformas nas peças também são bem-vindas. O mais importante é arrasar no visual de maneira sustentável.

Limpeza na cidade de São Paulo

A prefeitura de São Paulo informou que durante o carnaval serão colocados nas ruas quase 3 mil varredores e 330 veículos de limpeza. O número pode aumentar ou reduzir dependendo da demanda. 

Também serão colocados 1.200 cestos à disposição da população para o descarte correto de resíduos. O objetivo é reciclar mais de 50% do material coletado.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas