Clique para ampliar

Você está reconhecendo esta pintura de óleo sobre tela de 77 cm x 54 cm? Pode acreditar, é a pintura mais conhecida de Leonardo da Vinci… com um detalhe a menos.

Sim, é a Mona Lisa sem a Mona Lisa, de acordo com o Adobe Photoshop CS5!

O artista Mike Ruiz obteve uma foto de alta resolução da pintura de da Vinci, escaneou no Photoshop, selecionou a moça sorridente e usou a ferramenta Preencher Ciente do Conteúdo (content-aware fill) no Photoshop CS5, uma ferramenta que parece mais bruxaria.

A ferramenta da Adobe analisou a área ao redor da Mona Lisa e gerou o plano de fundo atrás da misteriosa mulher. Depois de clicar em OK, Ruiz enviou o resultado para a China, onde artistas usaram a imagem para criar a pintura a óleo no mesmo estilo de da Vinci. Ou seja, a imagem acima não é apenas um Photoshop – é uma pintura!

Alguns comentaristas do Gizmodo americano não gostaram do resultado, e acham que Ruiz usou mais a ferramenta Carimbo que a Preencher. O comentarista FactorySettings usou o content-aware fill numa imagem de Mona Lisa encontrada na internet, e obteve o seguinte (clique para ampliar):

Talvez a resolução da imagem interfira nos resultados do Preencher Ciente do Conteúdo: lembre que Ruiz usou uma foto de alta resolução da Mona Lisa. Bem, de um jeito ou de outro, a Gioconda saiu. [Mike RuizValeu, Karl!]