Por mais legais que sejam, os truques para mudar o foco das imagens das câmeras Lytro não vão nos convencer a trocar as câmeras do nosso smartphone por uma nova. Então uma empresa da Califórnia, nos Estados Unidos, chamada DigitalOptics encontrou um jeito de nos dar o melhor dos dois mundos com um novo sensor ultrafino que promete truques como os da Lytro.

Em vez de usar a “tecnologia de campo de luz” da Lytro, a Mems|Cam simplesmente captura uma série de fotos com diferentes profundidades de campo sucessivamente, e depois combina todas em uma única imagem que permite que você mude o ponto focal. Não é só uma forma menos complexa, mas as imagens com o novo sensor podem chegar a 13 megapixels, comparadas com as de apenas 1 megapixel da Lytro.

Parece um desenvolvimento em que todos saem ganhando que fica ainda melhor já que o sensor Mems|Cam foi criado com “sistemas micro-eletro-mecânicos” que resultam em eletrônicos ultra-finos com pouco consumo de energia. O sensor usa cerca de 1% da energia que um sensor de smartphone tradicional usa, e pode ser usado em dispositivos com 5 milímetros de espessura. Por enquanto, não há nenhum anúncio oficial de qual fabricante vai adotar o sensor, mas ele está pronto para ser lançado e deve aparecer em smartphones ainda neste ano. [Digital Trends via PetaPixel]