Ciência

Por que você deve começar hoje a subir mais as escadas

Novo estudo demonstrou que subir escadas diminui o risco de doenças cardíacas e ainda ajuda pessoas a viverem mais
Imagem: Jake Hills/ Unsplash/ Reprodução

Se você está tentando incorporar alguma atividade física em seu cotidiano, adicionar subidas de escadas pode ser um bom início. De acordo com um novo estudo, o exercício aeróbico provocado por esse movimento pode reduzir o risco de doenças cardíacas e ajudar as pessoas a viverem mais.

whatsapp invite banner

“Fiquei surpresa que uma forma tão simples de exercício possa reduzir a mortalidade por todas as causas”, disse à NPR a autora do estudo, Sophie Paddock. Os resultados foram apresentados em uma conferência da Sociedade Europeia de Cardiologia.

A pesquisa foi feita com dados de 480 mil participantes, que responderam questionários sobre seu estilo de vida e hábitos de exercício, incluindo subir escadas. Além disso, eles também deram informações sobre pressão sanguínea, colesterol, histórico de tabagismo, histórico familiar e fatores de risco de doenças cardíacas que são genéticos.

Todos tinham entre 30 e 80 anos de idade e metade deles eram mulheres. No total, os pesquisadores acompanharam os registros dos voluntários durante 12 anos.

Ao fim do estudo, as pessoas que tinham o hábito de subir escadas tiveram cerca de 39% menos probabilidade de morrer por doenças cardíacas, em comparação com aquelas que não praticavam a atividade. Eles também tinham um menor risco de ataques cardíacos e derrames.

Por que é benéfico?

Para Paddock, os resultados da pesquisa evidenciam os benefícios do exercício de intensidade moderada. Em geral, esse tipo de atividade pode ter modalidades diferentes, mas em um cenário em que grande parte da população mundial é sedentária, o ato de subir as escadas oferece a quantidade recomendada de exercícios em um hábito simples, fácil de adotar.

Em geral, logo que uma pessoa começa a subir as escadas, seu corpo responde. Como resultado, há o aumento da frequência cardíaca e, com isso, a circulação sanguínea melhora.

Além disso, o exercício também estimula o trabalho dos músculos ao mesmo tempo, fortalecendo as pernas – o que também é um benefício chave. Dessa forma, subir as escadas combina uma atividade aeróbica com fortalecimento muscular.

Contudo, especialistas reforçam que também há valor em exercícios mais sustentados, como um passeio de bicicleta mais longo, uma caminhada ou corrida, ou uma sessão de esteira. Eles podem ajudar uma pessoa a cumprir aos 30 minutos diários recomendados de exercício.

Quantos degraus são necessários

Para os pesquisadores, algo entre seis a dez lances de escada por dia pode ser uma boa meta. Um estudo descobriu que essa quantidade de atividade por dia estava ligada a um menor risco de morte prematura. 

Outro estudo demonstrou que só de subir mais de cinco lances de escada por dia já reduz o risco de doenças cardiovasculares em 20%. No entanto, a quantidade depende do condicionamento físico de cada pessoa. Por isso, é importante começar devagar.

Ainda que a quantidade seja pequena no início, os benefícios podem começar rapidamente. Segundo uma revisão bibliográfica recente, são necessárias pelo menos quatro a oito semanas para começar a melhorar seu risco cardiometabólico.

Da mesma forma, parar a atividade sem qualquer outro exercício físico na rotina também leva ao aumento dos riscos de doenças cardiovasculares. Assim, para se beneficiar, é preciso continuar subindo as escadas.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas