Se você já teve a oportunidade de assistir a um filme em IMAX, sabe como a tela é grande. Não, sério: é enorme. Gigantesca. Quantas polegadas será que tem aquilo? São 22×27 metros! Enfim. Se ainda não chegou a sua vez de usufruir do que o cinema tem de melhor, esta troca de tela no BFI IMAX, em Londres, lhe dará uma boa perspectiva da magnitude da coisa.

A galeria de fotos mostra todos os passos tomados na troca da tela, começando pela remoção da anterior. O pano é rasgado antes de ser removido para facilitar o processo e, depois de tirado, revela as caixas de som, alinhadas com laser para garantir que todo o recinto receba o áudio da mesma forma. Em dado momento é possível ver o enorme projetor IMAX 3D Digital, parte do maquinário necessário para a exibição de filmes.

Só a “lona” que atua como tela propriamente dita pesa 800 kg — é um trabalhão levá-la até a sala de projeção e, depois, esticá-la. Ela recebe uma camada de spray especial para refletir corretamente as cores. É uma engenhoca bem grande. Tudo é feito com a supervisão de um engenheiro IMAX Corporation.

O processo da troca da tela levou 48 horas para ser finalizado e foi todo documentado em fotos. Para vê-las em ordem cronológica, clique no link ao lado. [imgur]