Após anunciar a integração da tecnologia do ChatGPT com o Bing, a Microsoft pretende incorporar novas tecnologias IA (Inteligência Artificial) em programas como Outlook e Word. A expectativa é que o anúncio oficial ocorra em março.
De acordo com fontes especializadas, a empresa pretende usar a tecnologia desenvolvida pela OpenAI para reinventar e adicionar novas funcionalidades aos seus aplicativos da suíte Office.
No caso do Outlook, por exemplo, é esperado que os modelos melhorem os resultados de pesquisa interna de mensagens. Ele também deverá ganhar recursos para sugerir respostas a e-mails, além de uma melhor integração com outros aplicativos da suíte.
Já no Word, ele poderá ganhar uma espécie de assistente de escrita. Pode ser em ortografia e gramática, assim como uma ferramenta mais avançada para melhorar o tom usado no texto.
Além do Outlook e Word, é esperado que outros aplicativos também recebam novidades. Entre eles, estará um recurso que ajuda os usuários menos experientes a criar fórmulas no Excel. Ou até novas maneiras de gerar gráficos no PowerPoint.
A guerra IA entre Microsoft e Google
Internamente, a Microsoft está confiante de que está à frente dos seus concorrentes quando o assunto é IA. Porém, o Google também se prepara para anunciar o seu Bard, o rival do ChatGPT.
O atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, está ansioso para que a fabricante de softwares seja vista como uma líder em inteligência artificial e se oponha a qualquer nova tecnologia da rival Google. Essa pressão fez a empresa acelerar o lançamento do novo Bing, além da vindoura integração IA em aplicativos de produtividade.
Estima-se que o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais em apenas dois meses após o seu anúncio. Além disso, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram na lista de espera para o usar os novos recursos do Bing.
Apesar da batalha entre a Microsoft e o Google, o site The Verge aponta que é esperado que a IA seja a palavra da moda para todo o setor de tecnologia durante este ano.