Como tirar e-mail e telefone dos resultados da busca do Google
O Google conta com uma função que permite a qualquer pessoa pedir pela remoção de certos conteúdos que aparecem nos resultados de pesquisa. Isso inclui dados pessoais como telefone, endereço ou mesmo dados bancários.
O recurso de remoção de conteúdos na busca do Google existe há anos, mas foi ampliado em abril de 2022, com o objetivo de oferecer mais segurança e privacidade aos usuários — bem como evitar o roubo de dados confidenciais ou que pessoas maliciosas usem essas informações para praticar crimes.
Contudo, é válido lembrar que a ferramenta não removerá a informação solicitada de toda a internet. Os dados apenas não estarão acessíveis por meio do sistema de busca do Google, mas eles ainda podem ser encontrados visitando diretamente a página com a informação pessoal publicada ou utilizando outras ferramentas de pesquisa, como o Yahoo ou o Bing, por exemplo.
Além disso, o Google faz uma análise criteriosa da página em questão, para garantir que uma publicação de interesse público não seja retirada da busca, como, por exemplo, conteúdo governamental, jornalístico ou relevante para profissionais. Nesses casos, a empresa não fará a remoção, com o usuário tendo que entrar em contato diretamente com a página em questão para solicitar que o dado pessoal seja apagado.
Como remover seus dados pessoais no Google?
De forma geral, a ferramenta permite remover uma série de dados específicos, como números de contas bancárias ou de cartão de crédito, registros médicos, credenciais de login, endereços físicos, números de telefone ou contas de e-mail. Também é possível pedir a remoção de imagens manuscritas de assinaturas ou de documentos de identificação.
Para remover essas informações, basta acessar o site da ferramenta do Google (link aqui), clicar no botão “Iniciar a solicitação de remoção”, e seguir com as instruções na tela.
Ao final, o usuário recebe um e-mail de confirmação automática de que o Google recebeu a solicitação. Caso falte alguma informação, a empresa entrará em contato para que a solicitação seja reenviada.
Independentemente da ação realizada, o usuário receberá um retorno sobre como a solicitação foi resolvida, inclusive os motivos da recusa, no caso de o pedido não atender os critérios da política de remoção do Google.