Como tirar título de eleitor online

Prazo para emissão ou regularização do título de eleitor vai até 04 de maio
título de eleitor
Imagem: TSE/Reprodução

2022 é ano de eleição no Brasil, e, até outubro pode-se esperar um clima bem polarizado, muito parecido com as eleições de 2018. Alguns movimentos nas redes sociais estão educando jovens entre 16 e 18 sobre a importância do voto e incentivando-os a tirar o título de eleitor, ação que pode ser realizada de forma online.

Esses movimentos são uns dos responsáveis por fazer o aumento das pesquisas sobre título de eleitor dispararem no Google e se você ainda não tirou seu título de eleitor ou regularizou sua situação eleitoral tem até no máximo 04 de maio.

Para tirar o título pela primeira vez o usuário pode acessar o site do Atendimento online do título de eleitor para ver todas as instruções e recomendações do TSE antes de regularizar ou emitir o primeiro documento. nesta página, o site irá mostrar quais são os documentos necessários para emitir o título de eleitor, que neste caso são: imagens segurando frente e verso de documento com foto, certificado de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos e um comprovante de residência atualizado.

Caso prefira, o eleitor pode acessar diretamente o site Título Net para preencher as informações pedidas no formulário. Se for seu primeiro título marque a opção “NÃO TENHO”, coloque as informações pessoais solicitadas pela e depois clique no botão “PRÓXIMO”.

Na tela seguinte, será exibida a lista de documentos obrigatórios para a emissão de um novo título de eleitor. Depois disso, o eleitor precisará preencher outros dados pessoais, como RG, CPF, estado civil, local de nascimento, escolaridade e endereço de e-mail.

A página ainda terá algumas perguntas pessoais, como se o usuário deseja colocar nome social no documento ou se possui irmão gêmeo. E ao final terá espaço para anexar os documentos obrigatórios já citados (comprovante de residência, certificado de quitação e selfies com frente e verso do documento de identificação). Os formatos suportados são: “.pdf”, “.jpg”, “.jpeg” e “.png”, além disso, só serão aceitos arquivos com no máximo 5 MB.

Após a conclusão de todos os passos, o eleitor pode acompanhar o andamento da solicitação pelo site do TSE. Quando finalizado, é possível acessar o documento totalmente digital através do aplicativo e-Título.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas