Às vezes usamos GIFs para reações, às vezes para piadas e, em alguns casos, eles são apenas arte. Isso é verdade para essas imagens feitas pelo artista de Istambul Erdal Inci, que magistralmente criou GIFs espetaculares usando pedaços clonados de vídeos.

Em muitos casos, Inci, que costuma trabalhar sozinho, é o assunto. Ele usa pedaços das imagens para criar a ilusão de um rebanho interminável de homens descendo um corrimão, ou caminhando. Falando por e-mail, Inci disse ao Gizmodo um pouco de como ele transforma uma pessoa em um exército animado gigante:

Em meus GIFs a figura é uma atuação com a própria rua ou espaço. Ele ou ela vão passar em frente à câmera por 20 segundos, por exemplo. Então o que você vê no GIF é feito a partir de vídeos de 20 segundos. Ao clonar esse movimento em sequência, verifica-se um padrão de movimento. Então você vê todos os 20 segundos em apenas um segundo. Ou até menos como em cinco quadros. A ideia aparece em todas as repetições. Eu comecei a pensar sobre “tempo” principalmente e como eu poderia usar a rua para fazer não apenas loops visuais bonitos, mas algo que você sinta ser indescritível. Eu também uso diferentes tipos de instrumentos como lanternas, leds e grandes porções de isopor para variar esses sentimentos.

Os GIFs de Inci não existem apenas dentro da internet, por mais que você encontre vários deles no seu blog. Eles também estarão em exposição na vida real na Action Gallery em Milão no dia 25 de maio e em Nápoles no dia 30 de maio. [Erdal Inci via ThisIsColossal]

ku-xlarge (1) ku-xlarge (2) ku-xlarge (4) ku-xlarge (5) ku-xlarge