Lembra do primeiro comercial do iPhone? Aquele que mostrou que você podia ouvir música, ver seu e-mail, surfar na internet e ainda conversar com facilidade? Esse cara refez o vídeo com um iPhone 3G rodando o iOS 4 e, bem…

O vídeo, adicionado ontem no YouTube pelo usuário adamburtle, tem como ideia mostrar que as atualizações de software e firmware e o excesso de aplicativos reduziu drasticamente a produtividade das habilidades mais cruciais do aparelho original. O vídeo mostra que replicar uma propaganda de 28 segundos com hardware ou software mais atual não é assim tão fácil.

Essa é a descrição completa do vídeo no YouTube:

Como um comum e feliz usuário da Apple, eu comprei dois iPhones 2G no primeiro dia de vendas (um para mim e outro para meu par romântico da época). Quando o 3G saiu, eu comprei o novo modelo também.

O primeiro iPhone cativou o mundo porque sua interface era muito bem feita, tão prática, tão interativa; é como se não existisse nada antes daquilo. E é claro que ele era assim, era um produto da Apple. É por isso que eu compro produtos da Apple. E eu simplesmente não ligava pelo fato de não ter “copiar e colar”, MMS, toques diferentes, etc. – porque eu sabia que a Apple uma hora ou outra corrigiria isso com uma atualização de software. E eles fizeram isso. Infelizmente, eles continuaram lançando novos telefones. Com processadores melhores. E eles fizeram todas as atualizações de software baseadas nesses telefones, com pouquíssima atenção para os modelos obsoletos. Eu não uso muitos aplicativos de terceiros no meu celular, e sinceramente eu não preciso de toques diferentes. Eu uso meu aparelho apenas para mandar SMS, usar internet, mapas e ocasionalmente usá-lo como um telefone, por isso a versão 3G era muito mais do que eu precisava.

Com o passar do tempo, ele começou a suprir minhas necessidades cada vez menos. E não é porque minhas necessidades aumentaram. Não é porque eu instalei um monte de aplicativos lerdos. É porque o firmware da Apple ficou inchado, em relação ao processador do iPhone 3G. Eu instalei o iOS 4 há duas semanas, e nesse momento, eu ficaria muito feliz em voltar para o primeiro firmware que eu tive, apenas para ter aquela velocidade de novo; dane-se o copiar e colar, eu não preciso disso tanto assim.

Então, segurando o riso na cara, eu decidi comparar meu telefone com o primeiro comercial do iPhone que a Apple lançou. A propaganda da Apple tinha 28 segundos. Quanto tempo meu telefone levará para fazer as mesmas ações?

[YouTube via Reddit]