A Apple lança hoje o iOS 10 para todos com um dispositivo compatível. Estes são (quase) todos os truques extras que o sistema recebeu: aqui estão 22 coisas que você pode fazer com o iOS 10 que não estavam disponíveis nativamente em versões anteriores.

Os melhores recursos do iOS 10 em GIFs
Os detalhes do iOS 10, que chegará a iPhones e iPads lançados desde 2012



Antes de mais nada, estes são os dispositivos que receberão o iOS 10:

1) Interaja com notificações na tela de bloqueio

As notificações no iOS 10 têm mais funcionalidades para você não ter que abrir o app correspondente. Um exemplo disso é ver tópicos de conversa completos do Mensagens: basta pressionar e segurar (ou deslizar para a esquerda e tocar em Ver, em dispositivos sem 3D Touch). Também é possível cancelar uma corrida do Uber sem abrir o app, por exemplo.

2) Pegue o seu iPhone para ver as notificações

Se você quiser checar suas notificações sem apertar botões (ou nem parar na tela de bloqueio graças ao Touch ID), use o novo recurso “levante para ativar” embutido no iOS 10: pegue o aparelho e surge a tela de bloqueio. Isso só está disponível no iPhone 6s/6s Plus, iPhone SE e iPhone 7/7 Plus, e você pode desativar isso indo em Ajustes > Tela e brilho.

3) Gerencie notificações mesmo estando em outro app

ios 10 (5)

Os novos recursos de notificação não param por aí. Se você receber um alerta enquanto estiver ocupado em outro app, basta arrastá-lo para baixo – isso o abre em uma janela pop-up por cima do app atual.

Isso funciona de forma semelhante às notificações na tela de bloqueio: pressione e segure no caso de dispositivos com 3D Touch, ou deslize para a esquerda e toque em Ver em outros dispositivos.

4) Ative a câmera mais rápido

Eis outra dica relacionada à tela de bloqueio. Se você estiver usando o “levante para acordar”, ou se você pressiona o botão liga/desliga, deslize para a esquerda – isso leva você diretamente para a câmera.

O iOS 9 tinha algo semelhante, mas você tinha que deslizar em cima do ícone da câmera – agora isso ficou um pouco mais fácil, e mais semelhante ao Android. Não há como desativar o recurso, mas o acesso às suas fotos é bloqueado quando o app da câmera é aberto desta maneira.

5) Copie e cole entre vários dispositivos

ios 10 (11)

O iOS 10 vem acompanhado do macOS Sierra, e ambos compartilham uma área de transferência universal. Você pode copiar algo no seu Mac e colar no iPhone, ou vice-versa, desde que você esteja conectado com o mesmo Apple ID em todos os dispositivos. Não há nenhuma opção extra nos menus: basta usar as funções de copiar e colar como você faria normalmente.

6) Escreva em vários idiomas com mais facilidade

ios 10 (1)

Se você tem que digitar em vários idiomas no seu iDevice, isso ficou mais simples com o iOS 10, porque agora você pode usá-los simultaneamente. Vá em Ajustes > Geral, abra o dicionário e selecione os idiomas necessários; em seguida, volte para Teclados e adicione os teclados correspondentes.

O corretor automático e a predição de texto levarão em conta todos os teclados enquanto você digita. Toque no botão do globo ou do emoji para alternar entre eles.

7) Oculte alguns dos apps padrão

ios 10 (2)

O iOS 10 permite ocultar (não exatamente desinstalar) alguns dos apps que acompanham o sistema – isso funciona com o Mapas, Podcasts, Ações, Contatos, entre outros. Para isso, basta tocar e segurar no ícone do app até ver o X por cima dele.

O app continua ocupando espaço de armazenamento, mas não precisará ficar relegado a uma pasta “Lixo” em sua tela inicial. Se você precisar de um deles de volta, basta reativá-los através do iTunes.

Alguns apps não podem ser desativados, incluindo Mensagens, Saúde, Safari e Relógio.

8) Cancele o recebimento de e-mails indesejados

ios 10 (6)

O app Mail no iOS 10 ganhou um link para cancelar o recebimento de e-mails indesejados – o app analisa a mensagem para encontrar menções a “Cancelar”. Toque no link azul, confirme sua escolha no próximo pop-up, e o Mail enviará uma mensagem em seu nome dizendo ao remetente que você não está mais interessado ​​em receber esses e-mails no futuro.

9) Apague músicas que você nunca ouve

A batalha para manter espaço livre suficiente no seu celular nem sempre é fácil, mas há um novo recurso do iOS 10 que pode ajudar. Vá em Ajustes > Música > Otimizar armazenamento, e ative essa opção se você usa a Biblioteca de Música do iCloud. Se você estiver com pouco espaço livre, o iOS 10 se encarrega de eliminar as cópias locais de faixas que você não ouviu há muito tempo.

10) Acompanhe músicas com a letra correspondente

ios 10 (10)

O Apple Music ganhou um novo visual no iOS 10, mas não há tantas novidades reais em termos de recursos. Uma adição interessante é a opção de letra de música em Reproduzindo agora: toque nos três pontos para vê-la. Note que nem todas as faixas têm letras, então se você não estiver vendo a opção, é porque ela não está disponível para a música atual.

11) Faça buscas mais inteligentes em suas fotos

ios 10 (8)

A Apple diz que embutiu alguns recursos de processamento inteligente de imagem no app Fotos do iOS 10, que podem localizar mais facilmente o que você deseja, quer se trate de uma data, local ou pessoa. Experimente fazer pesquisas como “sol”, “praia” ou o nome de um amigo, por exemplo.

Além disso, o app também reúne suas imagens e vídeos em destaques de forma inteligente, dependendo de onde você foi em determinado dia – isso cria álbuns automáticos de viagens, por exemplo.

12) Altere a intensidade da lanterna

A lanterna do iPhone pode ser útil, mas você não precisa necessariamente da mesma intensidade de brilho a todo momento. No iOS 10, se você puxar para cima e abrir o Centro de Controle e, em seguida, segurar no ícone da lanterna, você verá um menu de intensidade, onde é possível escolher entre baixo, médio ou alto. Isso está disponível apenas para dispositivos com 3D Touch.

13) Use o iPhone para dormir melhor

ios 10 (4)

O Relógio do iOS 10 tem um novo recurso chamado Hora de dormir, projetado para ajudar você a ir para a cama e se levantar no mesmo horário todos os dias (o que é melhor para o seu corpo).

Você diz a que horas quer acordar, em quais dias, e quantas horas de sono você quer. O iPhone vibra quando for hora de dormir, e estimula você a manter seu padrão de sono o mais regular possível.

14) Use a Siri com apps de terceiros

A Siri está aberta a desenvolvedores de apps no iOS 10, de modo que você pode usar a assistente digital para recursos que vão além do básico oferecido pela Apple. Vai levar algum tempo até que os desenvolvedores adicionem integrações à Siri, é claro, mas alguns apps já fazem isso, incluindo LinkedIn, Slack e Lyft.

15) Sempre lembre onde você estacionou seu carro

O Apple Mapas agora lembra onde você estacionou o carro, tal como o Google Now no Android, para você não ter que perder tempo andando por ruas parecidas ou por um estacionamento enorme. Isso funciona automaticamente: quando você estacionar, o Mapas mostra uma notificação para avisar que marcou o local (toque no alerta para mais detalhes), e você pode usá-lo para navegar de volta. Há a opção de adicionar uma foto também.

16) Veja lugares que você visita ou procura regularmente

Há um monte de atualizações úteis para o Apple Maps no iOS 10. A partir da tela inicial, deslize para cima na caixa de pesquisa para ver lugares que você visita ou procura regularmente. Isso é baseado em um sistema de aprendizagem mais esperto da Siri.

Ele também analisa locais que você visitou no passado, lugares que você procurou recentemente, e locais registrados na sua agenda para torná-los acessíveis com um toque.

17) Pare em algum lugar na sua rota

ios 10 (7)

Os mapas do iOS 10 oferecem informações de trânsito ao vivo durante a viagem. Você pode dar ou tirar zoom e avançar no mapa para verificar se há congestionamento; e ao tocar no painel de resumo do percurso, na parte inferior da tela, é possível pesquisar por postos de gasolina ou restaurantes ao longo do caminho. Depois de realizar seu desvio, o Apple Maps mostra como ir ao destino original.

18) Seja mais expressivo com emojis

ios 10 (3)

Mais de 100 novos emojis foram adicionados ao iOS 10, de acordo com a Apple, com versões masculinas e femininas de emojis existentes. Você também encontrará ajustes no design. Toque no botão de emoji no teclado para vê-los.

19) Substitua texto por emoji

No iMessage, se você escreve uma mensagem e toca no ícone do emoji, você verá todas as palavras que podem ser substituídas por um emoji. Toque em qualquer uma delas para realizar a substituição.

20) Seja mais expressivo com suas mensagens

ios 10 (9)

O iMessage foi atualizado para se aproximar do WhatsApp e Snapchat com um monte de novas funcionalidades, incluindo desenhos à mão, GIFs e stickers. Toque no ícone do coração para enviar desenhos ou vídeos (ou vídeos com rabiscos por cima). Ou digite a sua mensagem, pressione e segure o botão azul de envio e confira as opções disponíveis: você pode mudar o tamanho da fonte, enviá-la como “tinta invisível”, entre outros.

21) Ative e desative recibos de leitura em cada conversa

Talvez você queira que apenas determinadas pessoas saibam quando você leu as mensagens delas; e outras com as quais você prefere não compartilhar essas informações. No iOS 10, é possível ativar e desativar recibos de leitura de conversa em conversa.

Toque no ícone “i” no topo de qualquer conversa e você verá um controle Enviar confirmações de leitura que você pode ligar ou desligar. Isso só funciona com o iMessage, não com mensagens SMS padrão.

22) Gerencie sua casa inteligente de forma mais intuitiva

O iOS 10 traz consigo um novo app chamado Home para gerenciar de forma amigável todos os seus diversos dispositivos e configurações do HomeKit. Ele permite que você configure grupos de lâmpadas/termostatos/cortinas etc. em cenas, de modo que sua residência high-tech sabe o que fazer quando você está acordando, indo dormir, chegando do trabalho, e assim por diante.