Tudo o que vai, volta – especialmente quando se trata da estética em design. Prova disso é o novo conceito imaginado pelo vice-presidente de design da Lenovo, David Hill: um ThinkPad das antigas com especificações modernas. Você compraria um?

Em um post no blog da Lenovo, Hill explica seu antigo sonho de refazer o ThinkPad original, de 1992, trazendo-o um pouco mais perto da realidade na forma de imagens:

Imagine uma tecla Enter azul, teclado com sete fileiras clássicas, proporção 16:10, logo multicolorido do ThinkPad, controles de volume dedicados, cobertura emborrachada, parafusos expostos, diversos status em LED, e mais. Pense nisso como entrar em uma máquina do tempo e ser enviado a 1992, mas armado com a tecnologia de hoje.

O conceito mistura o clássico e o moderno: por exemplo, Hill estima que o ThinkPad teria 18 mm de espessura – em vez dos 56 mm no laptop original.

kcig90a9qkjxmhkkp9hrfmm7sbx9enfk9bnlzvc7

Os laptops ThinkPad são vendidos até hoje, modernos, com até mesmo tela de toque. Mas alguns modelos ainda trazem algumas características marcantes, como o corpo na cor preta e o botão TrackPoint vermelho no centro do teclado, que permite controlar o cursor. O logo na diagonal, no canto direito do computador, também não deixou de existir, mas perdeu as cores que tinha nos modelos originais.

Hill compara o relançamento do laptop com um fenômeno usado pela indústria automotiva há alguns anos. “O design inspirado na história só funciona quando o modelo original teve o poder de mover as pessoas”, ele escreve. “Precisa haver uma conexão emocional que é de alguma forma reacesa com o renascimento da peça. Essa abordagem funcionou com o Ford Mustang, Dodge Challenger, Fiat 500 e o Mini Cooper; por que não com o ThinkPad?”

1313844861017457703

Ele assume, é claro, que o design do ThinkPad original não era apenas icônico, como amado, querido e reverenciado o suficiente para ser carregado por salas de reunião com orgulho.

Se você gosta da ideia de Hill, você provavelmente deveria ir até o post dele e deixar isso bem claro: ele diz não poder prometer nada agora, mas conta que “se você acha que a Lenovo deveria fazer um ThinkPad retrô, ou tem sugestões de como deixá-lo melhor, por favor deixe comentários. Estamos ouvindo”. Até o momento, mais de 2.400 comentários foram deixados na postagem, a maioria favoráveis ao relançamento. [Lenovo]