Concessão de 0800 pode ser limitada para combater golpe da central falsa

Através de mensagens com alertas ou benefícios, criminosos orientaram as vítimas a ligar para uma central de banco falsa com número 0800
Anatel já estuda iniciar o desligamento do 3G no Brasil
Imagem: Sinclair Maia/Anatel

O golpe da central de banco falsa se tornou uma dor de cabeça na vida de muitos brasileiros. Mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda limitar a concessão de números 0800 para combater energicamente esse tipo de fraude. É o que mostrou o Tecnoblog na quarta-feira (25).

Segundo o superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram, a agência iniciou uma ação contra centrais falsas há dois meses. As operadoras, no entanto, não fizeram os ajustes no ritmo desejado pelo órgão. “Então temos que ser mais enfáticos”, explicou.

Por isso, a agência estuda novas medidas para combater esse tipo de fraude. Parte desse esforço seria dedicado à interrupção da concessão de novos números 0800 e até o recolhimento das combinações sem uso, segundo o site especializado. A Anatel, vale lembrar, é responsável pelo controle da numeração no Brasil.

Como funciona o golpe da central de banco falsa?

A preocupação é voltada aos SMS enviados aos usuários que se passam por instituições financeiras. Frequentemente, criminosos encaminham mensagens alarmantes, dizendo que o correntista tem um problema na conta. Além disso, há ofertas de benefícios imperdíveis, como um cartão de crédito pré-aprovado com limite alto.

Depois, a vítima é orientada a fazer uma ligação para um número com 0800 no início. Contudo, o problema é que o telefone não pertence ao banco ou qualquer outra empresa lícita.

Se trata de um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) falso para roubar dados. Essas informações, posteriormente, são aplicadas em golpes financeiros. Mas também há casos em que os “atendentes” orientam a fazer transferências via Pix.

Por utilizar a combinação que geralmente é destinada a centrais, o telefone dá uma certa seriedade ao golpe. A chamada também não gera cobrança na fatura da vítima posteriormente.

O caso já chamou a atenção de diversas autoridades. Na quarta-feira (25), a Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma ação da Operação Linha Cruzada para desarticular uma quadrilha que aplicava o golpe do 0800 falso, segundo a GZH.

Já as instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) iniciaram campanhas para conscientizar os brasileiros e combater as fraudes.

Por fim, usuários do Twitter também compartilharam vivências pessoais. Confira:

 

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas