Tecnologia

Novo mapa interativo da Anatel mostra onde já chegou 5G no Brasil

O processo de implementação do 5G começou pelas capitais em junho de 2022, e já chegou a mais de 300 municípios. Veja onde
Imagem: Agência Brasil/Reprodução

Com mais de 1 ano do início da ativação do 5G no país, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou um painel de dados com os municípios que já contam com a tecnologia.

Atualmente, o 5G está em 315 dos 5.568 municípios brasileiros, e já alcançou 10 milhões de usuários. Os dados são de um estudo do Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis).

Mapa interativo pode ser acessado no portal da agência reguladora. Imagem: Anatel/Reprodução

O processo começou pelas capitais em junho de 2022 e, desde então, avança para outras cidades. A ativação, no entanto, depende de as operadoras instalarem os equipamentos e pedirem à Anatel a ativação das antenas.

Anatel libera 5G em mais 100 cidades

O grupo Gaispi, supervisionado pela Anatel e encarregado da instalação e introdução do 5G no Brasil, continua avançando no projeto de disponibilizar a banda de 3,5 GHz para mais cidades brasileiras.

A faixa de frequência de telecomunicações, que permitirá o uso da rede 5G, foi liberada para instalação de novas estações em mais 100 municípios brasileiros.

São 73 municípios do Rio Grande do Sul e outros 27, em Santa Catarina, conforme mostra a tabela abaixo. Agora, as operadoras de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz (nos leilões do 5G, em 2022), poderão solicitar o licenciamento e ativação das estações de 5G.

TV Digital

A tecnologia 5G opera na mesma faixa da radiofrequência que o sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais, a Banda C. A Anatel alerta que as antenas parabólicas tradicionais vão parar de funcionar.

Por isso, os usuários que ainda não possuem TV Digital precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências ou a interrupção da transmissão. O Giz Brasil fez um tutorial sobre como receber de graça a nova antena parabólica da TV digital.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas