Tecnologia

Concurso da Wikipédia elege foto do Museu do Amanhã como a melhor de 2023

Fotografia foi eleita na categoria "Melhores Imagens" de monumentos históricos do Brasil. Confira a foto selecionada pela Wikipédia
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O concurso fotográfico da Wikipédia, Wiki Loves Monuments, focado em monumentos históricos, elegeu uma fotografia do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, como a vencedora entre as Melhores Imagens do Brasil em 2023. A escolha foi feita a partir de uma série de competições nacionais. Posteriormente, a final internacional deve ocorrer no próximo mês de fevereiro.

A categoria seleciona a vencedora com base na qualidade da fotografia e na importância histórica, cultural e/ou política do monumento. Este ano, o primeiro lugar receberá R$ 2.500 na forma de vale presente. Disponível sob uma licença livre, a imagem do fotógrafo Brunno Tamm mostra o anoitecer no ponto turístico da cidade carioca.

O Museu do Amanhã é um museu de ciências “diferente”. Isso porque ele propõe uma visão do futuro, alertando sobre as mudanças climáticas e a degradação ambiental. Por isso, suas obras buscam instigar discussões sobre a vida nos próximos anos e divulgar os avanços da ciência. O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e fica ao lado da Praça Mauá.

Concurso fotográfico da Wikipédia

A competição anual acontece em mais de 40 países, com participantes registrando monumentos históricos de suas regiões e publicando as fotos no Wikimedia Commons. Além disso, o concurso visa dar visibilidade a patrimônios diversos e encoraja as pessoas a compartilharem suas imagens sob licença livre, para a utilização de qualquer um em qualquer lugar.

Neste ano, no Brasil, foram 122 participantes em todo o país, totalizando 13.205 fotografias de 146 cidades. O concurso retratou 1.367 monumentos, sendo 965 captados pela primeira vez.

Além de eleger as 10 melhores imagens do país, o prêmio ainda escolheu recentemente a melhor imagem do estado do Pará. A selecionada foi uma foto do Mercado da Carne, na capital Belém. Aliás, o local é parte do complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso, tombado pelo IPHAN em 1977. Confira, abaixo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas