O Google Pay é um sistema de pagamento online e carteira digital que facilita a compra de qualquer coisa pelo dispositivo móvel ou com ele. Mas se você está preocupado com o que o Google está fazendo com os seus dados (e você provavelmente deveria estar), saiba que o Google Pay tem algumas configurações escondidas que você pode acessar.

Segundo o Bleeping Computer, as configurações de privacidade não estão disponíveis na página de configuração principal do Google Pay, que é acessada pela barra lateral de navegação.

A URL para a configuração é:

https://pay.google.com/payments/u/0/home#settings

Nessa página, os usuários podem alterar configurações gerais como dados de endereço e pagamento.

Mas caso você queira mexer nas configurações de privacidade, é preciso acessar uma página diferente:

https://pay.google.com/payments/u/0/home?page=privacySettings#privacySettings

Nessa página, é possível ajustar as mesmas configurações disponíveis na primeira página, mas os usuários também têm acesso a três configurações adicionais de privacidade – controlar se o Google Pay tem permissão de compartilhar suas informações de conta, dados pessoais e valor de crédito.

Confira abaixo a descrição dessas três opções:

De acordo com o Bleeping Computer, o padrão do Google Pay é habilitar todas as configurações acima. Para desativá-las, os usuários precisam acessar essa URL especial que não está disponível na barra de navegação.

Conforme diz o post no Reddit que inspirou a publicação do Bleeping Computer, essa controvérsia faz parecer que o Google Pay está escondendo suas opções de privacidade. “O Google não está cumprindo com o que diz quando alega que facilita aos usuários controlarem a privacidade e o uso de seus dados”, afirma o usuário do Reddit.

Um porta-voz do Google declarou ao Gizmodo que eles estão trabalhando para tornar as configurações de privacidade mais acessíveis. “As diferentes opções de configuração descritas aqui são um problema resultado de uma atualização de software anterior e nós estamos tentando arrumar isso o quanto antes para que essas configurações estejam sempre visíveis no pay.google.com”, afirmou o porta-voz ao Gizmodo. “Todos os usuários atualmente podem acessar essas configurações de privacidade através do link para a ‘página de configurações de privacidade do Google Payment’, disponível na nota de privacidade do Google Pay”.

Enquanto isso, aqui está o link novamente para as configurações de privacidade. Vá em frente e desative as três opções se quiser.