_Tecnologia

Confira 3 aplicativos para gerenciar todas as suas senhas

Aprenda como armazenar suas senhas de forma segura e fácil.

Confira 3 aplicativos para gerenciar todas as suas senhas

Aplicativos que gerenciam senhas: todo mundo sabe – ou pelo menos deveria saber – que utilizar a mesma senha em todos os gadgets, apps e serviços não é uma atitude sábia. Afinal, basta que um hacker consiga descobrir como invadir uma de suas contas que ele conseguirá acessar todo o resto.

Por outro lado, criar e memorizar uma senha diferente para cada conta é um enorme desafio.

Sem falar que muitos dos sistemas modernos estão exigindo que as senhas misturem letras e números, além de usar caracteres maiúsculos, minúsculos e especiais. Uma verdadeira sopa de letrinhas.

Para ajudar nessa árdua tarefa, separamos aqui três exemplos de aplicativos – gratuitos e pagos – que podem lhe ajudar a gerenciar melhor as suas senhas.

1. LastPass

Começando pela opção gratuita, o LastPass está disponível para dispositivos Android e iOS, além de contar com uma versão para desktop. Entretanto, vale ressaltar que, na versão de graça, o usuário só pode usar o aplicativo em apenas um dispositivo.

Além de armazenar senhas ilimitadas, o LastPass também conta com um gerador de senhas e uma ferramenta que permite testar e corrigir combinações que você escolheu. Isso ajuda a identificar aquelas senhas mais fracas, que podem gerar um risco de segurança.

No computador, também existe uma extensão disponível para o navegador, o que auxilia o usuário na hora de preencher as senhas.

A versão paga – a partir de 3 dólares por mês -, conta com a possibilidade de compartilhar senhas com terceiros e de segurança multifator. Além disso, caso você decida no futuro trocar de gerenciador, o aplicativo também oferece a função de exportar as senhas.

2. Bitwarden

Outra opção gratuita é o Bitwarden, um aplicativo de código aberto que – na versão pessoal e individual – permite gerenciar senhas de qualquer dispositivo.

Para quem pretende criar uma camada extra de segurança, é possível assinar o plano premium – de 10 dólares por ano – que oferece a autenticação de dois fatores, por meio de códigos 2FA.

Entretanto, para a maioria das pessoas, é possível utilizar tranquilamente o Bitwarden em conjunto com outro aplicativo gratuito de autenticação, como o Google Authenticator, por exemplo.

3. 1Password

Já outro aplicativo famoso, porém pago, é o 1Password. O plano mais barato é o pessoal, por US$ 2,99 por mês quando a proposta for anual, oferecendo um teste gratuito por 14 dias.

Ele também funciona em aparelhos Mac, iOS, Windows, Android ou pela Web. Além das senhas ilimitadas, ele também oferece 1GB de armazenamento e autenticação de dois fatores.

O app também permite compartilhar informações confidenciais com qualquer pessoa de forma segura.

 

Sair da versão mobile