Uma nova atualização implementa alguns recursos para garantir a segurança das crianças. Não há previsão de quando o iOS 15.2  estará disponível para todos os usuários, por enquanto é só para quem é beta.  As novidades foram adicionadas após a Apple ouvir pesquisadores, entidades que defendem menores e usuários do dispositivos. 

Quando ativado, o recurso pode detectar imagens de nudez recebidas ou enviadas pelo aparelho e censurar os conteúdos. Além disso, recomenda que a criança procure um adulto de confiança e peça ajuda.

Quando anunciado, a Apple prometia que o recurso Communication Safety poderia endereçar uma mensagens aos pais de menores de 13 anos caso fosse detectado algum conteúdo impróprio enviado por crianças, mas após uma série de feedbacks sobre a funcionalidade, a empresa decidiu não mandar notificações aos pais temendo expor as crianças. Por isso, optou pela adição da orientação para a procura de um adulto em que o menor confie.

É importante destacar que a verificação de imagens de nudez não compromete a segurança de aplicativos de mensagens que utilizam criptografia de ponta a ponta, como Whatsapp, porque o software não tem acesso e não pode ler as mensagens. A Apple ainda planeja incluir no iOS melhorias que facilitem a denúncia de exploração infantil. Caso o usuário realize buscas por termos relacionados à exploração de menores, a assistente virtual Siri irá notificá-lo que o assunto é sensível e oferecerá informações de como denunciar.

Assine a newsletter do Gizmodo